Um assunto puxa o outro: em outros posts falei de onde e como compro cosméticos, depois indiquei lojas de k-beauty, agora vou contar onde prefiro fazer outras compras em Madrid.
Madrid também é conhecida por ser um ótimo centro de compras na Europa. Reúne as principais lojas fast fashion em ruas cêntricas e históricas da cidade, aliando turismo e compras. A pequena desvantagem é que sempre está muito cheia de gente, seja de turistas ou de madrileños. Eu, particularmente, acho o centro tão atrativo para os olhos e outros sentidos que me desconcentro admirando a arquitetura dos prédios, vendo as pessoas nas ruas e tentada pelos cheiros dos bares que acabo fazendo outras coisas ou comprando desnecessariamente.
Prefiro ser mais prática e ir direto ao assunto quando penso em compras: busco ir a um único lugar e resolver isso rapidinho, por isso a região de Goya é minha escolha preferida.
Moda e cosméticos em Goya
Nessa região está o bairro de Salamanca, onde fica o comércio de luxo, com lojas da Chanel, Prada, etc. Concordo que isso é para poucos, então vou contar como eu uso a região para compras mais, digamos, acessíveis. Começo pela Calle de Goya entre as estações de metrô Goya e Serrano (ambas na linha 4). Nesses quarteirões estão boas lojas das marcas fast fashion mais conhecidas: Zara, Mango, H&M, Pull and Bear, Sfera. Praticamente é sair de uma e entrar em outra.

No “quadrilátero” formado pelas ruas Serrano, Velázquez, Príncipe de Vergara e Hermosilla está uma série de outras lojas menores, boas para buscar itens específicos como vestidos e acessórios diferentes com atendimento personalizado. E, claro, perto do metro de Goya está um El Corte Inglês, a onipresente cadeia de lojas de departamento da Espanha.
Uma loja que representa o comercio tradicional da região é “Cosméticos Paquita Ors”. Atualmente é uma empresa bem famosa que começou com a fundadora que dá nome à companhia. Em seu site, a descrevem como uma mulher singular que depois de terminar os estudos universitários de farmácia se dedicou à área dos cosméticos em Valência. No final dos anos 1980 a fábrica já contava com mais de 700 fórmulas diferentes e Paquita Ors era figura conhecida nos programas de televisão. Hoje seus cosméticos fazem parte do ritual de beleza de mães e filhas.
Para relaxar e aproveitar o dia
Como quase tudo em Madrid é possível aliar compras com gastronomia e cultura. Na mesma calle de Goya está o Platea Madrid que é o antigo Cine Carlos III convertido em espaço gastronômico gourmet. Não muito longe fica o Museu Arqueológico de Espanha, uma verdadeira aula para a famosa pergunta “de onde viemos?”
Na minha opinião, é um passeio que vale a pena quando se passa mais tempo em Madrid e se está em busca de prendas distintas.
Cosméticos Paquita Ors
Calle Velázquez, 20
Horário: de 2af a sábado, das 10hs às 14hs e de 17hs às 20h30hs.
Calle de Goya, 5-7, 28001 Madrid
Horário: de domingo a 4af, das 12h às 00h30. De 5af a sábado, das 12h às 02h30.
Calle de Serrano, 13
Entrada: 3 euros
Horário: de 3af a sábado das 09h30hs às 20h00hs. Domingo e feriados das 09h30hs às 15h00hs
Sandra Brocksom é do interior de São Paulo e veio morar em Madrid por amor a um espanhol. Ela acabou se apaixonando também pela cultura, gastronomia e história madrilenha e espanhola. Ela conta suas experiências no blog Sandra B Em Madrid.
Amei o post, conheci pouco de Goya em nossas viagens a Madri, vamos explorar logo, logo! Obrigada
olá Patricia,
também adoro explorar e conhecer mais a região de Goya, Salamanca em Madrid.
obrigada pelo comentário
Sandra