10 motivos para visitar Madrid no inverno

Muita gente prefere visitar Madrid na primavera ou no outono para fugir de temperaturas extremas: muito calor no verão e muito frio no inverno. As opções de lazer e turismo da cidade mudam muito dependendo da estação, mas a capital espanhola sempre tem o seu encanto. Para quem tem férias nesta época e está em dúvida se vale a pena mesmo no frio, aqui vão 10 motivos para visitar Madrid no inverno:

1. Madrid tem uma temperatura ótima em relação a outras capitais européias, oscilando entre 2 e 10 graus. Dificilmente baixa de zero. Mesmo que faça mais frio do que estamos acostumados, qualquer local fechado (bares, restaurantes, estação de metrô, ônibus…) tem aquecimento, assim que é só se abrigar bem quando estiver na rua, e no mais é tranquilo.

2. O céu de Madrid continua azul no inverno. Por mais que a temperatura esteja abaixo de 10 graus, o céu azul nos dá vida e nos anima a sair para passear pelos parques e praças da capital. Dá para visitar Madrid no inverno e incluir no roteiros os pontos turísticos externos. Outras cidades da Europa não têm essa sorte e quem faz turismo no inverno encontra o céu cinza e/ou chuva nesta época.

3. Em Madrid é difícil nevar, mas quem quiser ter a experiência de fazer um boneco de neve ou esquiar não precisa ir muito longe. Com menos de uma hora de carro ou trem, você pode visitar cidadezinhas próximas que oferecem neve e são lindas. Durante a sua estadia em Madrid no inverno,  você pode fazer um bate e volta ou dormir uma noite na Sierra de Guadarrama ou no Valle del Lozoya.

4. A gastronomia espanhola é muito variada e tem pratos típicos que são mais recomendados para o inverno. Além de serem servidos quentes, alguns são feitos com ingredientes de temporada e/ou são bem calóricos. Desta forma, você pode comer sem culpa, pois não terá que colocar calção ou biquini na sequência. Atascaburras, Cocido Madrileño, Callos, Fabadas, Lentejas e Marmitako são algumas dessas delícias. E não podemos esquecer dos famosos torrones e churros con chocolate, nada melhor para adoçar o inverno de Madrid.

5. Durante o inverno, você vai encontrar vários postos de comidas e frutos secos na rua que só funcionam nesta época. Neles, você poderá comprar castanhas assadas, milho cozido, salchipapas, wafle e… churros! Só de passar ao lado e sentir o cheirinho, dá vontade de comer tudo!

comidas-tipicas-de-inverno-que-voce-encontra-nas-ruas-de-madrid-2

6. Os mercadillos navideños com artesanatos e gastronomia são outras atrações que você só encontra no inverno, normalmente do final de novembro até o último dia de dezembro. Além dos mercadinhos mais tradicionais em locais públicos, como o da Plaza Mayor, existem outros internacionais e/ou solidários. Além do mercado com postos de vários países que acontece no Matadero, organizações sem fins lucrativos e consulados/embaixadas também costumam fazer seus próprio mercadinhos.

View this post on Instagram

A post shared by Manaira Araújo (@manairaaraujo)

7. Esta época do ano também é perfeita para fazer atividades indoor sem culpa.  Desta forma, além de conhecer os deliciosos bares, restaurantes e cafeterias da cidade, você poderá visitar um dos vários museus de arte, história ou ciências de Madrid. Outra opção é aproveitar para  ir ao cinema ver uma produção espanhola ou internacional dublada (já que aqui eles não têm muito costume de ver filmes legendados).

8. Do final de novembro até 06 de janeiro, Madrid fica linda com as luzes de Natal. Além de poder passear caminhando e apreciando a decoração natalina da cidade, você pode fazer o circuito de 40/50 minutos no “Naviluz”, ônibus especial para desfrutar das iluminações de Natal e que custa 4€. Importante: as entradas devem ser compradas com antecedência e esgotam bem rápido.

9. Depois das Navidades, que terminam no dia de Reis, 06 de janeiro, começam as famosas rebajas (promoções), assim você pode aproveitar para fazer compras de todos os tipos (roupas, cosméticos, eletrônicos…) com preços mais em conta de verdade: até 70% de desconto.

Promoções ou rebajas em Madrid

10. Ir ao teatro é uma boa opção para o inverno. Na Gran Via existem vários espaços com uma variada programação de  musicais, peças teatrais e monólogos. O mais famoso é, sem dúvidas, o Rei Leão, um dos musicais mais vistos em todo o mundo: 95 milhões de espectadores.

E aí, depois de ver esta lista de motivos para visitar Madrid no inverno você ficou convencid@ ou ainda tem dúvidas?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *