Versos al paso

Se você mora ou está apenas passeando por Madrid, já deve ter cruzado algumas ruas e visto uma frase bem bonita e inspiradora escrita nelas. É uma iniciativa bem bacana da prefeitura de Madrid junto com o coletivo artístico Boa Mistura chamada Versos al Paso (em português, versos ao passo), para lembrar da importância da escrita e da leitura poética no nosso cotidiano.

O bacana é ir sendo surpreendido enquanto caminha pela cidade. Eu tenho várias fotos das frases poéticas e todas elas são lindas. Não tem como não parar e tirar uma foto!

O projeto diz que o ato de caminhar já é um ato poético por si só. Quando caminhamos, pensamos em várias coisas, limpamos a mente, vemos coisas novas… ou seja, cuidamos não só na nossa saúde física, mas também da saúde mental.

View this post on Instagram

As faixas de pedestres em Madrid estão cobertas de poesia! Esse ano houve até um concurso e há 1100 frases espalhadas por toda a cidade. Essa, por exemplo, está na frente do meu hospital 😃💪💃🏻🙏🏻 Uma iniciativa de @madrid e do coletivo de artistas @boamistura , que pintou as ruas ano passado e todo mundo aplaudiu. E, esse ano, continuamos aplaudindo 👏👏👏😍 #madridmola #madridgram #madridlovers #madridmemata #madridmemola #madridmeseduce #madridmeenamora #madridmeencanta #madridlife #madridcity #madridspain #igersmadrid #igersspain #igmadrid #instagramers #picoftheday #blpm #blogueirosmadrid #visitspain #turismo #instatravel #mustseemadrid #visitmadrid

A post shared by That Good Trip (@thatgoodtrip) on

O que muita gente não sabe é que eles se inspiraram em umas frases pintadas nas ruas há alguns anos pelo coletivo Boa Mistura (assim mesmo, em português). Melhor do que pichar uma parede e estragar a cidade, eles colocaram frases fofas em algumas ruas e todo mundo adorou.

A prefeitura entendeu o recado e, um par de anos depois, resolveu fazer isso de maneira oficial, mas convidando os próprios cidadãos de Madrid a contribuírem com as frases. Foi lançado um concurso e 24 mil propostas chegaram em menos de um mês! Um comitê de especialistas fez uma eleição das 1.100 frases que iam decorar o asfalto da cidade.

Todas elas saem com o nome do autor. Você pode encontrá-las nas principais faixas de pedestres que tenham um semáforo, bem no centro da cidade. Também foi feito um mapa para ser mais fácil de vê-las 😉 ah sim, o projeto continua sendo do Boa Mistura, que foi encarregado de distribuir as frases pelas ruas da cidade e pintá-las.

versos al paso: mapa de frases poeticas de madrid
Clique na imagem para ver mais frases

Essas e outras surpresas que temos a cada dia enquanto caminhamos por Madrid nos fazem continuar apaixonadas por essa cidade!

Qual a sua frase favorita? Escreve nos comentários 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *