As fachadas de azulejo de Madrid

Guest post da Kellen Pohlmann, publicitária e mestranda em Marketing Digital em Madrid.

O azulejo pintado é um dos símbolos da arte espanhola,  pertence ao legado árabe deixado no país e de uma forma orgânica se integrou a sua arquitetura.

Se você caminhar pelo centro histórico de Madrid, encontrará vários prédios com as paredes revestidas de azulejos ou cerâmicas pintadas. O azulejo artesanal, pintado a mão, começou a aparecer na cidade em meados de 1920, quando as tabernas, os tablados, os cafés e os comércios anunciavam seus produtos e surpreendiam quem passavam por sua fachada.

Lateral do Tablado Villa Rosa

Hoje, alguns bairros da cidade como Sol, Las Letras e Malasaña, possuem vários prédios que viraram pontos turísticos ou se transformaram em verdadeiros “painéis para selfies”. As pinturas encantam e todos querem ter uma foto em alguma das paredes mais carismáticas de Madrid. Eu, inclusive, tenho a minha!

Kellen Pohlmann em Madrid

Há murais e fachadas inteiras pintadas que são autênticas obras de arte. Muitas delas foram pintadas por um sevilhano que vivia em Madrid, chamado Alfonso Romero, que também pintou a Plaza de Toros Las Ventas e o Metro de Madrid.

La Fragua del Vulcano em Plaza Santa Ana
Viva Madrid em Plaza Santa Ana

Por volta dos anos 1950, houve uma devastação de muitas destas obras, pois uma lei exigiu que os locais tirassem suas publicidades das paredes, ou seja, perdemos muita arte desse período.

Atualmente, nem todos estes murais recebem a devida atenção, e alguns deles não estão sendo cuidados nem conservados. Mas mesmo na sua “decadência”, eles têm a sua beleza.

Restaurante España Caní, na Plaza Del Angel
Fatigas del Querer, perto da Plaza Santa Ana

Estes painéis são cheios de cores, de adornos e detalhes refinados. Os slogans também chamam a atenção. Essas são algumas das frases que você poderá encontrar no caminho: “Aquí se toma con placer”, “Aceites finos y de todas clases”, “Leche pura para niños y enfermos”, “Se corta el pelo a señoritas”, “Se sirve a domicilio”, “Huevos especiales”, etc.

La Fontana de Oro

Talvez seja por isso que um ditado se tornou tão popular: as famosas “calles de Madrid” têm um valor inexplicável e rico, que agregam tanto conhecimento como sentimento. Caminhe sem pressa pelas ruas, perceba os detalhes, olhe pra cima (as sacadinhas são lindas!) e veja o quanto uma simples caminhada pode ser transformadora!

Se você quiser fazer uma rota pelos murais de azulejo de Madrid, compartilho a localização dos painéis mais legais da cidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *