Escolas de idiomas em Madrid

Se você mora na Espanha e pensa em fazer um curso de idiomas, seja ele espanhol, inglês, francês ou até mesmo catalão, euskera e galego, neste post conto minha experiência como aluna de francês da Escola Oficial de Idiomas (EOI), que na cidade de Madrid tem 12 unidades.

Quais as principais vantagens dessas escolas? Professores qualificados, preços baixos (comparados aos de outras escolas), ampla oferta de idiomas e de horários e o fato de ter um diploma oficial, aceito em todo o país e reconhecido por empresas e universidades.

As EOIs são escolas administradas e mantidas pelo governo de cada comunidade, por isso os cursos são subsidiados, o que faz com que sejam mais acessíveis. Os preços do curso para o ano letivo 2019/2020, que começa em setembro, ainda não foi divulgado, mas para o curso de 2018/2019 variavam entre 241€ e 269€ por ano, que podem ser pagos em uma ou duas parcelas (nesse caso, em setembro e em dezembro).

Por conta dos preços, sempre há uma certa disputa pelas vagas e o sistema de matrícula é bem específico, por isso é preciso estar atento para fazer tudo dentro do prazo. Funciona assim: o prazo de pré-inscrição abre no site das EOIs entre os dias 24 de maio e 12 de junho de 2019. É preciso se registrar no site e colocar o idioma que gostaria de estudar, o nível e o horário.

Posteriormente, é divulgada uma lista com o dia e horário em que você deve ir à escola fazer a matrícula. Cada pessoa que fez a pré-inscrição tem um número de pontos para que tenha prioridade ou não em relação aos outros candidatos: por exemplo, uma pessoa que foi estudante da escola no ano letivo anterior ganha um ponto de vantagem em relação a um novo aluno. Assim, a lista com a ordem para se matricular terá primeiro as pessoas com mais pontos e por último aquelas com menos pontos. Ao ir se matricular, corre-se o risco daquela turma já estar completa, por isso é sempre bom fazer a pré-inscrição em mais de uma turma.

Ao ver a lista de interessados, você vai se assustar, mas no final muita gente não se matricula e também há uma lista de espera, por isso não é tão difícil assim conseguir uma vaga.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Finalmente dei de cara com esse mural! Ainda mais lindo pessoalmente 😍

Uma publicação compartilhada por Larissa Andrade (@estoesmadridmadrid) em

Minha experência pessoal com o curso

Fiz a pré-inscrição no site e enviei o certificado do meu curso A1 de francês. Pude me matricular sem problemas, mas cerca de dois meses após o início das aulas, me mandaram um email informando que eu teria que apresentar um diploma oficial (de uma EOI, ou então teria que me submeter a uma prova de acesso, o que acabou acontecendo.

Foi então que descobri que eles não aceitavam qualquer diploma. Ou seja, se você fez um curso no Brasil ou até mesmo aqui em uma escola não-oficial, para se matricular em um nível que não seja o A1, você vai precisar fazer a prova de acesso. Por sorte, aprovei na prova, mas achei bem desorganizado o fato de só efetuarem a cobrança meses depois.

Passado isso, rolou outro contratempo: a professora teve um problema de saúde que lhe obrigou a se afastar das aulas e eles demoraram cerca de três semanas em encontrar uma substituta. Por coincidência, eu já pensava em mudar de horário e aproveitei para fazer isso durante essas semanas e acabei não perdendo tantas aulas. No entanto, esse parece ser um caso isolado, já que as substituições costumam ser feitas mais rapidamente.

Sistema de avaliação

Há apenas uma avaliação no final do curso e acontece no mesmo dia para todos os alunos daquele idioma e nível para todos os alunos da Comunidad de Madrid (na verdade, a prova é feita em um dia para os alunos da manhã e outro para os alunos da tarde). Normalmente, eles divulgam as datas com cerca de dois meses de antecedência e os resultados saem depois de uns dez dias, exatamente a tempo para você fazer a pré-inscrição para o próximo ano letivo.

 EOIs de Madrid

Se você quer conhecer as 12 escolas da cidade de Madrid ou as outras que existem em toda a Comunidad, você pode consultar no site oficial. A pré-inscrição é feita diretamente no site de cada uma delas.

Caso tenham qualquer dúvida ou queiram compartilhar sua experiência como aluno de uma EOI, deixem um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *