Mercados de Natal em Madrid

Chega aquela época do ano em que até o menos consumista acaba caindo na tentação de comprar. Seja para si mesmo, para o/a companheiro/a, para os amigos ou familiares, é praticamente inevitável comprar um presente ou pelo menos uma “lembrancinha”. Em Madrid, fazer compras é fácil, já que o centro da cidade está cheio de lojas, isso sem falar dos shoppings ou outlets. Mas eu, que ando cada vez mais apostando no consumo sustentável, queria recomendar alguns mercados de Natal em Madrid que vendem produtos artesanais ou feitos por empresas/designers locais.

A ideia é adquirir produtos de qualidade, fabricados de maneira responsável e que sejam criativos e especiais, para não ter aquela sensação de sair na rua e ver todo mundo usando a mesma camiseta que vai perdendo a cor já na segunda lavagem. Essa época do ano é ideal para isso, já que há várias feirinhas rolando na cidade com foco nesse tipo de comércio. Nesse post seleciono alguns deles, onde você pode comprar um presente que certamente vai fazer sucesso e todo mundo vai falar: “onde é que você comprou isso?”.

Mercado de Motores

Esse mercadillo já se tornou parte da agenda de Madrid. Além do encanto de acontecer no Museo del Ferrocarril, onde você pode ver trens antigos enquanto faz compras e prova algo dos food trucks, os expositores costumam ser bem interessantes: roupa, objetos de decoração, acessórios para a casa, brinquedos, bijuteria… é possível encontrar um pouco de tudo e a cada edição tem algo novo.

Excepcionalmente por conta das festas, o Mercado de Motores acontecerá neste mês nos dias 07, 08, 14 e 15. A entrada é gratuita e no site oficial é possível ver a lista de expositores.

Horário: aos sábados, das 11:00 às 22:00 horas e aos domingos das 11:00 às 21:00 horas.

Endereço: Paseo de las Delicias, 61.

Mercado de Las Ranas

No primeiro sábado do mês, o Bairro das Letras fica ainda mais charmoso e movimentado, já que é quando os estabelecimentos colocam seus produtos à venda nas ruas, dando origem a uma feirinha que já é bem conhecida. O objetivo é aproximar moradores e turistas do pequeno comerciante do bairro e, acredite, essa região tem algumas das lojas mais bacanas de Madrid!

Em dezembro, o mercado – que sempre é gratuito – acontecerá não só no dia 07, como também no 14 e terá como foco a sustentabilidade, já que Madrid é a sede da Cúpula Mundial do Clima nesse mês.  Haverá algumas atividades especiais, como teste facial com uma empresa de produtos biocosméticos,  muitos bares oferecerão tapas vegetarianas e haverá ludoteca para as crianças a partir de 3 anos. A programação está disponível no evento do Facebook.

Horário: dias 07 e 14, das 12:00 às 18:00 horas.
Endereço: Calle Huertas e arredores.

Mercadillo del Gato

Todos os anos nessa época, esse mercado volta à cidade trazendo produtos lindos. Bolsas, casacos, bijuteria, produtos de decoração (incluindo natalinos). Como está em plena Gran Vía, e entrada é gratuita, costuma estar cheio, mas é uma ótima opção para quem está buscando um presente bacana. Mais informações no site oficial.

Horário: de 13 de dezembro a 05 janeiro (o horário exato ainda não foi divulgado).
Endereço: Gran Vía, 13.

Mercado de Diseño

Outro que se tornou um queridinho na cidade e já entrou na agenda cultural graças não só aos expositores, mas também aos shows que costuma sediar. Em dezembro acontecem duas edições: a primeira nos dias 07 e 08 no Palácio de Cibeles e a segunda nos dias 21 e 22 de dezembro no Matadero, que é a sede oficial do evento.


O ingresso antecipado custa 2€ e eu realmente recomendo comprá-lo, já que as filas costumam ser longas.  No site, você encontra a lista completa de expositores e os horários dos shows e das oficinas que vão rolar.

Horário: aos sábados, das 11:00 às 22:00 e aos domingos das 11:00 às 22:00 horas.
Endereço: Centro Cibeles (Plaza de Cibeles) e Matadero (Plaza de Legazpi, 8).

Mercado del Encanto

Para fechar a lista, escolhi o Mercado del Encanto, que também terá duas edições esse mês. A primeira será entre os dias 13 e 15 no belo Palácio de Santa Bárbara, onde estarão cerca de 30 marcas. Além disso, haverá um espaço gastronômico onde você poderá tomar, entre outras coisas, vinho quente! Já a segunda edição, entre os dias 20 e 22, será no Espacio Ephimera. A entrada é gratuita.

Horário: sextas das 17:00 às 21:00 horas, sábados das 11:30 às 21:00 horas e domingos das 11:30 às 20 horas.
Endereço: Palácio de Santa Bárbara (Calle de Hortaleza, 87) e Espacio Ephimera (Calle de Sandoval, 3, esquina com Calle Fuencarral).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *