Calçada da Fama de Madrid

Sabia que existe uma calçada da fama em Madrid? E assim como em Holywood é possível andar lado a lado com sua estrela de cinema favorita? Vamos dar uma volta pelo paseo de la fama de Madrid?

Madrid é uma cidade de cinema e já falamos sobre os filmes gravados na cidade. Então, quando a academia de cinema da Espanha completou 25 anos de existência, Madrid ganhou a sua calçada da fama e 25 personalidades ganharam suas estrelas em uma das ruas de referência para a sétima arte, a rua Martín de los Heros, perto da Plaza de España.

São 16 atores e nove diretores. Um pouco depois, outra estrela foi adicionada, totalizando 26 homenageados. Tenho que dizer que as estrelas merecem uma manutenção melhor, mas isso não tira a aura de magia da rua.

No dia da inauguração Pedro Almodóvar, Penelope Cruz, Javier Barden, entre outros estavam presentes, causando frisson na rua da fama, segundo um dos jornais da Espanha.

Já imaginou que incrível ver atores, atrizes e diretores de cinema em um evento em plena rua do centro de Madrid?

A rua Martín de los Heros, onde está a calçada da fama, é conhecida por reunir algumas das salas de cinema que projetam filmes fora do circuito comercial e todos os filmes de outros países em versão original com legenda (v.o.s.e.).

Quem acompanha o BLPM sabe que a maior parte dos cinemas tem a grande tendência de dublar os filmes estrangeiros (nesse post contamos onde estão as salas de cinema com filmes em versão original).

As salas Cine Reinor estão abertas ao grande público desde 1986 e desde então são um dos cinemas de referência na cidade. Possuem outras unidades por Madrid e Barcelona e, segundo dizem, é na sala da rua Martin de los Heros que os atuais reis da Espanha, Felipe IV e Letizia, escolheram ver um filme espanhol de terror aproveitando que Madrid fica mais vazia no verão. Eu acho que levaria um susto grande se visse suas majestades na fila para comprar pipocas, não é mesmo?

Desde junho de 2005 a distribuidora de cinema de Pamplona de mesmo nome modernizou o espaço das salas de Cine Golem, localizada na mesma rua que o Renoir, e agora são cinco salas e 600 lugares. As Salas Golem dizem continuar com uma programação baseada no cinema independente e de qualidade, com muitos filmes em versão original com legenda. Antes eram Cine Alphaville e eles foram pioneiros em quase tudo, segundo o jornal El Pais.

Abriram a primeira sala em 1977 e também tinham um espaço para um bar que foi frequentado por diretores e cineastas até então desconhecidos do grande público como Wim Wenders, Herzog, Jim Jarmush, Rohmer, Fassbinder e outros. Nos cinemas Alphaville aconteciam debates entre atores, diretores e o público como forma de promover os filmes mais alternativos. E ali não era possível comprar pipocas antes das projeções, alguns dizem que era o único cinema onde essa guloseima barulhenta não era bem-vinda. Eu confesso que amo pipocas, mas não me importo de ir ao cinema sem elas.

Não poderia deixar de mencionar que na calle de las estrellas também está a “Ocho y medio”, livraria especializada em cinema que também é uma cafeteria. Um prato cheio para os cinéfilos que adoram a produção sobre o cinema espanhol.

Com qual estrela de cinema você gostaria de ter uma foto?

Informações:

Calçada da Fama

Onde: Calle Martin de los Heros

Plaza Espanha (Linhas 02, 03 e 10).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *