A Plaza de Toros de Madrid

A Plaza de Toros de Madrid, localizada em Las Ventas, é um dos símbolos da cultura espanhola na nossa cidade. Sua construção, datada de 1929, teve lugar quando a antiga Plaza de Toros da cidade ficou pequena demais para os aficionados pelas Corridas de Toros, ou como dizemos em português, pelas Touradas (aliás, os espanhóis não entendem quando dizemos “touradas”).

Mesmo quem não quer ver uma Corrida de Toros pode aproveitar uma visita guiada por este monumento arquitetônico e aprender mais sobre a Tauromaquia, sem necessariamente gostar do assunto.

Desde a primeira vez que estive em Madrid e passei por Las Ventas, fiquei pensando no quão bonito era aquele edifício e quão pouco eu tinha vontade de assistir a uma Tourada! Alguns clientes da minha empresa já tinham passado por lá e disseram não gostar nada de ver o “espetáculo” – e eu sempre evitei e sigo evitando ir até lá pra fazer isso.

Porém recebi alguns visitantes que queriam ver a Plaza de Toros, e eu fiquei sabendo sobre o tour guiado que tem lá e fui! Devo dizer que sempre aconselho muita gente a fazê-lo, pois é realmente interessante.

A Plaza de Toros de Las Ventas

Essa é atualmente a maior Plaza de Toros da Espanha, podendo receber quase 24.000 pessoas. Foi idealizada por um mítico matador conhecido como “Joselito”, porém sua construção foi feita pelo arquiteto José Espeliú, que faleceu em 1922, passando o projeto ao arquiteto Manuel Muñoz Monasteria, um dos artistas que também desenhou o Estádio Santiago Bernabéu.

Sua arquitetura de estilo neomudéjar, é toda feita com tijolos à mostra sobre uma estrutura metálica, e também se pode admirar azulejos cerâmicos onde estão colocados os escudos de todas as províncias espanholas (exceto Celta e Melilla).

Las Ventas foi declarada Patrimônio Histórico Artístico em 1994 durante uma Feria de San Isidro. Durante a época de San Isidro, em maio, são feitas até 30 Corridas de Toro. Porém, a temporada de Touradas vai de Fevereiro até mediados de Outubro, quando as Corridas são realizadas todos os domingos.

O Tour da Plaza de Toros

Para quem não quer ver a Corrida de Toros, tipo eu, porém quer aprender algo sobre a Tauromaquia e ver a arquitetura desse edifício tão bonito, o Tour de Las Ventas está aberto durante todo o ano.

  • De maio a outubro: aberto das 10h00 às 19h00 (ultima entrada às 18h15)
  • De novembro a abril: aberto das 10h00 às 18h00 (ultima entrada às 17h30)
  • Dias de Corrida de Toros
    • A entrada é vetada 3 horas antes do início
      • Todos os domingos de Março até princípios de Outubro
      • Durante a Feria de San Isidro fecha às 15h30
      • Durante a Feira de Outono (Setembro-Outubro) fecha às 16h00
  • Fechado nos dias 25/12 e 01/01

Atualmente o tour inclui Jogos Virtuais e Óculos de realidade virtual 360º para ver um dia da Feria de San Isidro ou San Fermín.

O passeio com áudio guia, disponível em Português com sotaque de Portugal, custa 14,90€ e dura aproximadamente uma hora. Pode ser escolhido também um tour privado com guia para descobrir mais segredos de Las Ventas, e pode custar 20€ ou mais.

Todos os tickets podem ser adquiridos diretamente na Plaza de Toros ou no site Las Ventas tour.

Outras atividades na Plaza de Toros de Las Ventas

A Plaza de Toros, quando não utilizada para Corridas, se converte em palcos para concertos, feiras de produtores, eventos de empresas, locais para sessões fotográficas e gravação de filmes, além de local para conferências especiais.

A Plaza tem facilidade de acesso, muitas portas de entrada, metrô Las Ventas na porta principal, estacionamento e proximidade à M-30, uma importante veia do transporte terrestre de Madrid.

As outras Plazas de Toros de Madrid

As Corridas de Toros aconteciam em distintos locais da Cidade, incluindo na Plaza Mayor, porém decidiu-se pela construção de locais fixos para a realização destes eventos.

Madrid já contou com distintas Plazas de Toros que foram ficando pequenas para os fãs das Touradas, sendo elas:

  • Plaza de Toros de la Puerta de Alcalá

    • Foi utilizada durante 125 anos, entre 1749 e 1874, substituída pela Plaza de Toros da Fuente del Berro
    • Tinha espaço para 12.000 espectadores
    • Foi demolida quando deixou de funcionar, e era onde hoje está o bairro de Salamanca
  • Plaza de Toros de la Fuente del Berro, de Goya ou da Carretera de Aragón

    • Foi utilizada entre 1870 e 1934, substituída pela Plaza de Toros de Las Ventas
    • Seu antigo espaço hoje é local do Palacio de Deportes de La Comunidad de Madrid – local de grandes jogos de distintos esportes e também de muitos shows e eventos
  • Plaza de Toros de Vista Alegre

    • Era uma das Plazas de Toros de Madrid no distrito madrileño de Carabanchel. Foi inaugurada em 1908 e sofreu muitos danos durante a guerra civil
    • Tinha capacidade para 8.000 pessoas
    • Seu antigo espaço hoje é local do Palacio Vista Alegre, palco de shows e eventos na cidade

Bônus: Antiga Plaza de Toros de Las Arenas – Barcelona

Assim como muitas antigas Plazas de Toros de Madrid passaram a ser utilizadas para outros eventos, a antiga Plaza de Toros de Las Arenas foi reutilizada de maneira muito interessante.

Situada na Plaza de Espanya, ela deixou de ser utilizada para Corridas de Toros em 1977 e ficou mais de 30 anos fechada, até que em 2011 foi convertida em um Shopping Center chamado Arenas de Barcelona.

barcelona.cat

Conserva a fachada original do edifício, também no estilo neomudéjar, porém agora com atributos mais modernos, assim como metal, concreto, madeira, pedras naturais e vidro. Esse shiopping conta com salas de cinema, lojas, restaurantes e um roof top que vale a visita e a vista!

Detalhe: as corridas de toros estão proibidas na Cataluña desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *