Exposições virtuais em Madrid

Nenhum setor socioeconômico ficou indiferente a esta pandemia e os artistas foram particularmente prejudicados. Afinal, a maioria precisa estar em contato com o público para fazer seu trabalho acontecer.

Os museus de Madrid não ficaram alheios a esta situação. Numa cidade onde um dos principais atrativos são as instituições de arte, o jeito foi criar um modo de não perder esta ligação e continuar oferecendo boas exposições.

A Fundação Juan March concebeu exposições para o meio digital, o Museu do Prado aperfeiçoou a sua sensacional web, o Museu Thyssen- Bornemisza disponibilizou suas conferências através do seu canal e a Fundação Mapfre tem estado mais ativa nas redes sociais para divulgar suas mostras.

Enquanto o grande dia de poder ver essas maravilhas ao vivo não chega, o jeito é curtir através da tela. Selecionei quatro exposições de arte madrilenhas que você pode curtir virtualmente durante esse período esquisito.

Típicos retratos: Uma história do rosto em quinze representações.

Fundación Juan March. Até 3 de março. 

A Fundação Juan March caprichou. Ao invés de adaptar suas exposições à internet, ela simplesmente criou uma mostra exclusivamente para este meio. Isto se deve, em parte, porque o centro de arte não reabriu suas portas desde o março de 2020.

Atualmente, no site da Fundación, podemos ver quinze obras que nos contam sobre a representação do rosto humano, desde o Paleolítico até o século XXI e escutar conferências sobre o tema.

“A Musa Adormecida”. Constantin Brancusi (1910) Metropolitan Museum of Arts.

Convidadas: Fragmentos sobre mulheres, ideologia e artes plásticas na  Espanha (1833-1931).

Museu do Prado. Até 14 de março.

O Museu do Prado tinha uma grande dívida com as mulheres em geral e as artistas em particular. Em 2020 seria o ano de saldar ou ao menos começar a pagar este débito, mas aí aconteceu o que todo mundo sabe…

Mesmo assim, o maior museu madrilenho levou a ideia adiante e disponibilizou um fantástico material na sua página web e na conta de Instagram sobre esta mostra.

Aliás, vocês sabiam que o Prado faz lives de segunda a sexta, de 09:50 às 10h, no Instagram? Os diretos são em espanhol e é uma delícia ouvir as explicações dos técnicos e especialistas.

Aspecto da exposição no Museu do Prado

Expressionismo alemão na coleção do barão Thyssen-Bornemisza.

Thyssen-Bornemisza. Até 14 de março.

Este ano, o barão Thyssen-Bornemisza faria cem anos de vida e o museu que leva o seu nome preparou uma festança para comemorar.

Uma das primeiras exposições homenageia, justamente, o gênero moderno que o nobre de origem holandês começou a colecionar: o expressionismo.

Através da web do museu dá para ver todos os quadros expostos, ler as cartelas e se maravilhar com as pinturas reunidas pelo industrial.

“Jovem casal”. Heinrich Campendonk (1915). Museu Thyssen Bornemisza.

Alexéi von Jawlensky. A paisagem do rosto.

Fundación Mapfre. Até 9 de maio de 2021. 

Essa é para a turma que gosta da arte no começo do século XX.

A Fundação Mapfre sempre organiza exposições temáticas onde somos capazes de conhecer a faceta de uma escola artística ou de um autor com apenas visitando suas salas. Desta vez, o escolhido é russo Alexéi von Jawlensky e seus retratos que abarcam todas as fases de sua prolífica produção.

Para mergulhar – ainda que virtualmente – no universo de cores do Jawlensky basta ver os stories no Instagram que a Fundação realizou com o curador da mostra. O áudio não tem muita qualidade, mas é possível ver bem as pinturas.

Uma visitante fotografa um dos quadros do artista russo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *