Cosmética natural na Espanha

Com essa nova onda de comprar muitos produtos online e a onda não tão nova assim de tentarmos ser mais sustentáveis, estamos recebendo muita oferta de produtos diferenciados que podem ser adquiridos do conforto da nossa casa. O consumo da parte cosmética não pode ficar de fora, e melhor ainda se podemos consumir marcas diferenciadas de cosmética natural.

Neste post vou comentar sobre minha opinião e experiência próprias com algumas marcas desse tipo de produtos!

Moonlight (Omnisphere) VST Crack

Cosmética natural ou cosmética verde

Novos ingredientes que tornem o produto único é algo que essas empresas, no geral startups, estão em busca constante. Os consumidores estão mais exigentes em saber que tipos de susbtâncias são usadas nos produtos que colocam dentro de suas casas e de seus corpos, e essa inovação está centrada na funcionalidade de plantas exóticas ou minerais marinhos.

E aqui é preciso deixar clara a influência das redes sociais e digitais no consumo de cosméticos com ingredientes naturais. O consumidor está cada vez mais informado e preocupado com a sua saúde, além de estar mais aberto a pagar mais por uma solução de qualidade e considerada mais natural.

Algumas das substâncias mais procuradas são o chá verde e a alcachofra, que fornecem capacidade antioxidante. Além de outras matérias-primas multifuncionais, tais como a vitamina E e polifenóis de diferentes espécies vegetais. Das matérias-primas melhor identificadas pelos consumidores estão: Aloe vera (a famosa babosa), côco, óleos naturais, manteiga de carité, flores, argan, rosa mosqueta, amêndoas, mel, etc.

O mercado da cosmética natural na Espanha

A revista Beauty Prof publicou um artigo sobre o mercado da cosmética natural na Espanha, com uma pesquisa feita pela Stanpa (Asociación Española de Perfumería y Cosmética) em 2019. De acordo com o estudo, alguns dados interessantes podem ser vistos, tais como:

  • O perfil principal do consumidor desses produtos são mulheres de 30 a 45 anos, com filhos ou grávidas, com um poder de compra médio-alto, estilo de vida saudável e adeptas do vegetarianismo-veganismo.
  • Essas mulheres utilizam as redes sociais para buscar as novidades desse mercado
  • 62% dos consumidores dizem que a preferência pela cosmética natural é por sua preocupação e proteção ao ambiente
  • 42% acreditam que produtos mais simples (com menos ingredientes) são a razão pelo seu interesse
  • 59% dos espanhóis dizem que não necessariamente os produtos naturais funcionam melhor que os convencionais
  • 66% deles não acredita que empresas de cosmética natural são melhores que as empresas de cosmética convencional
  • Somente 36% dos entrevistados disseram ter certeza de como distinguir os produtos naturais dos convencionais
  • E 15% procuram por algum selo ou certificado nos seus rótulos antes de comprar

O mercado da cosmética natural na Espanha atinge quase 800 milhões de euros, e já ocupa uma fatia de mais de 11% do mercado cosmético geral no país. A tendência é de crescimento nos próximos anos, já que 30% dos lançamentos têm este claim natural/vegano.

Empresas que trabalham com esse tipo de produtos

Deixo aqui algumas dicas de empresas que vendem nesse segmento, e que eu particularmente já consumi e posso dar uma opinião a respeito.

Cocunat

Essa, a meu ver, é a empresa que soube melhor trabalhar a questão das redes sociais e as vantagens da cosmética natural, aliados a produtos de altíssima qualidade, super cheirosos e com embalagens muito lindas!

A Cocunat se coloca no mercado com produtos:

  • Inspirados pela biotecnologia
  • Com ingredientes ativos inovadores
  • Revolucionários
  • Com ingredientes comprovados
  • Premiados internacionalmente
  • Matérias-primas não poluentes
  • E sempre livre de crueldade animal

Eu sou fã da linha para pele com acne e a Larissa está usando a linha de cabelos cacheados. Sempre aparece uma blogueira fazendo uma propaganda e exibindo seus cachos!

Freshly Cosmetics

Esta empresa começou com vendas online mas esse ano já abriu sua primeira loja na Calle Fuencarral em Madrid. Das marcas que eu conheci, até agora essa é a que me parece mais “natural”. Eles também estão com um segmento kids e pet friendly.

Já utilizei produtos para o corpo e cabelo… não encontrei o efeito “wow” que a Cocunat tem e as embalagens eram um pouco menos elaboradas, mas a marca está crescendo e vale a pena ficar de olho nas novidades!

Eles se vendem como empresa que trabalha com uma linha de produtos que tem:

  • +99% de ingredientes ativos naturais
  • Resultados eficazes, visíveis e extraordinários
  • Ingredientes seguros
  • Amor aos animais
  • Vegan – livres de ingredientes de origem animal
  • Sustentáveis – o planeta em primeiro lugar

Lush

A Lush tem entregas online, mas há muitas lojas espalhadas por Madrid e em outras cidades espanholas. É só seguir o cheirinho de limpeza no ar! Sério… o cheiro dos produtos da Lush é sensacional. E é bem legal que eles não utilizam muitas embalagens de plástico. A maioria dos produtos é feito em formato sólido ou pó, e as embalagens são de papel ou reutilizáveis. Eu gosto da Lush para comprar shampoo e condicionar secos para viagem (saudades), além de bolas de espuma para a banheira.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Lush España (@lushspain)

As bandeiras da Lush são:

  • 100% vegetariano
  • Compra ética
  • Luta contra os testes em animais
  • Cosméticos mais frescos online
  • Feito à mão
  • Sem embalagens

The Body Shop

A Body Shop deve ser a marca mais antiga entre as citadas, e está se diferenciando cada vez mais com a cosmética natural, incluindo uma linha completa vegana. Eu particularmente adoro o óleo de árvore de chá para cuidado com as espinhas e a máscara capilar de banana, que é tão cheirosa que dá vontade de comer de colher…

Além disso, a Body Shop lançou uma linha de cosméticos à base de Canabis com azeites essenciais muito interessantes para a hidratação da pele das mãos e do rosto.

Dentro do propósito da marca, vemos algumas frases muito interessantes:

  • Estamos aqui para lutar por um mundo mais justo e mais bonito
  • As empresas podem ser uma força positiva
  • Todos somos belos
  • Lutamos para empoderar as mulheres e as meninas

La Chinata

A La Chinata está na minha lista de melhores comércios espanhóis! Seus produtos gourmet são incríveis para dar de presente, ou fazer uma festinha com amigos em casa. Cremes, molhos, temperos especiais e o famoso azeite de oliva, que dá origem também à maioria dos produtos da gama de cosméticos naturais dessa marca.

Essa franquia deu um passo à frente ao oferecer tratamentos cosméticos para mulheres, homens e crianças, e eu vejo muitas pessoas buscando os produtos por sua origem natural e de alta qualidade.

E acredito que o gel higienizante da La Chinata é o mais cheiroso da atualidade! Além disso, já usei sabonetes, cremes de mão, creme anti-poluição e muitos outros produtos super deliciosos dessa marca. Vale a pena!

Maravillas del Jabón (por Larissa Andrade)

Diferentemente das marcas mencionadas anteriormente, a Maravillas del Jabón não é uma franquia ou uma grande empresa; pelo contrário, ela é uma pequena loja de bairro onde você pode encontrar produtos de beleza, cuidado com a pele e o cabelo, e também produtos para a casa.

Entre os produtos para uso pessoal, costumo comprar lá sabonetes (com os mais diferentes ingredientes e cheiros deliciosos), sabonete líquido, bombas de espuma para a banheira e também o shampoo líquido. Acho uma boa iniciativa, já que levo o pote e ela enche com o produto, evitando o desperdício de plástico. A oferta é bastante ampla e você também pode comprar online.

Além disso, eles também promovem alguns cursos presencias em que ensinam, por exemplo, a fazer sabonete e produtos de cosmética natural.

Se quiser ver outros posts sobre cosméticos na Espanha, sim, temos:

Onde comprar cosméticos em Madrid?

Cosméticos em Madrid: 2 lojas de K-beauty

Como cuidar dos cabelos no verão Europeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *