Cinema: 10 filmes gravados em Madrid

Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

Post por Manaira Araújo, autora do blog Manaira Araújo

Se você gosta de visitar lugares onde foram gravados filmes, séries e passaram famosos, faça isso também na capital espanhola. Existem vários filmes espanhóis e mesmo internacionais com cenas gravadas em Madrid. Depois de fazer a lista com as locações dos filmes de Almodóvar por Madrid, ampliei a lista incluindo outros diretores. Confira a lista de 10 filmes gravados em Madrid para vê-los ou revê-los e reconhecer lugares da cidade – além de poder conhecer mais sobre o cinema espanhol.

filmes gravados em Madrid-Matt Damon-ultimato-bourne

“Julieta” ( Pedro Almodóvar – 2016)

Além de passar pela Andaluzia, Galícia e outras regiões da Espanha, o último filme de Almodóvar, Julieta, tem várias cenas em Madrid: Calle Marqués de Riscal esquina Monte Esquinza, em Chamberí; Parque de Eva Perón, ao lado de Manuel Becerra; cinema Princesa, na Plaza de los Cubos; e por aí vai. Essa é mais  uma obra almodovariana sobre relações de mulheres e conta a história de dor e perda de Julieta e sua filha Antía.

Filme gravados em Madrid - Julieta - Almodóvar

“Amantes Pasajeros”  (Pedro Almodóvar – 2013)

O filme “Os Amantes Passageiros” começa com uma divertida cena  interpretada por  Penélope Cruz (Jessica) e Antonio Banderas (León)  no Terminal 4 do aeroporto Adolfo Suárez/Barajas de Madrid. Apesar de começar em terra, o filme se passa no ar, dentro de um avião com destino ao México. Risadas garantidas. Nota: Em “Volver” (2006), Penélope é Raimunda, que também trabalha no T4.

Filme gravados em Madrid - Los-Amantes-Pasajeros

“Las brujas de Zugarramurdi” ( Álex de la Iglesia – 2013)

Esse filme tem como ponto de partida o coração de Madrid, a Puerta de Sol, com uma divertida cena que mostra dois artistas “callejeros” assaltando uma loja e sendo perseguidos pelas ruas do centro da cidade. A comédia conta a história de dois desempregados (Mario Casas e Hugo Silva) que depois do assalto, tentam fugir da polícia e da ex-mulher de um deles indo parar em povoado de Navarra onde encontram mulheres que… Recomendo ver o filme para descobrir! E para as mulheres, esse filme tem um motivo a mais para ser visto: o ator Hugo Silva, um dos mais famosos e “guapos” do cinema espanhol.

Filmes Gravados em Madrid - Las brujas de Zugarramurdi _ hugo Silva

“Los Abrazos Rotos” (Pedro Almodóvar – 2009)

Mais um filme do famoso diretor espanhol gravado em Madrid: “Abraços partidos”. A calle Cuenca de Parla (casa de uma das irmãs do cineasta que também já foi cenário para a gravação do filme  “La Flor de mi secreto” de 1995), a calle Segovia e a Ponte Segovia (onde fica o apartamento do personagem de Lluis Homar) aparecem no filme, assim como o Museo Chicote,  coqueteleria onde acontece a cena chave, quando Judit (Blanca Portillo) conta ao seu filho Diego (Tamar Novas) e a Harry Caine (Lluís Homar) os seus segredos, na mesa 10. O filme conta a história de uma família que trabalha com cinema e que é marcada por traições, segredos, ciúmes, abuso de poder…

Filmes Gravados em Madrid - Museo Chicote

Chuecatown (Juan Flahn – 2007)

Através dessa comédia é possível reconhecer algumas ruas, ver por dentro os edifícios e entender um pouco mais como é ambiente do Chueca, emblemático bairro LGTB de Madrid. O filme conta a história de um casal gay que vive uma crise financeira-amorosa, sendo que ao mesmo tempo no bairro estão acontecendo estranhos….

Filmes Gravados em Madrid - Chuecatown

“Torrente 3” (Santiago Segura – 2005)

A saga “Torrente” conta com 5 filmes, sendo que no terceiro Santiago Segura resolve derrubar dois emblemáticos edificios de Madrid: as Torres Kio. Também conhecidas como “Puerta de Europa“, as torres foram os os primeirros arranha-céus inclinados do mundo e ficam na Plaza Castilla. A comédia é sobre a visita de uma política que quer fazer declarações sobre uma multinacional de petróleo que não respeita o meio ambiente. Torrente é o responsável por proteger a deputada e….

Veja o momento em que as Torres Kio são derrubadas:

“Mujeres al borde de un ataque de nervios” ( Pedro Almodóvar – 1988)

Outro filme de Almodóvar em Madrid “Mulheres a beira de um ataque de nervos “, onde se destaca o skyline de Madrid que pode ser visto da cobertura da Calle Montalbán. O filme conta a história de Pepa (Carmem Maura) que é deixada pelo seu amante, Iván (Fernando Guillén), e decide alugar o seu apartamento para não viver com as lembranças. Tudo se complica quando uma das interessadas em alugar o apartamento é alguém que está ajudando uns terroristas e o filho de Iván, interpretado por Antonio Banderas.

filmes gravados em Madrid - Mulheres a beira de um ataque de nervos

 “Abre los ojos” (Alejandro Amenábar – 1997)

Antes de ser lançar ao mundo dos filmes internacionais com “Mar adentro” (2004) e “Os outros” (2001), o famoso diretor espanhol Alejandro Amenábar usou vários lugares de Madrid como cenário de “Preso na Escuridão“. Além de César (Eduardo Noriega) e Sofía (Penélope Cruz) terem se conhecido no Parque de Berlín, em Chamartin, o filme também mostra o Farol de Moncloa, a Plaza Mayor e o telhado do edifício Torre Picasso – onde o filme acaba. Destaque para a cena da Gran Vía – uma das mais famosa do cinema espanhol – quando Eduardo Noriega caminha pela Gran Via vazia. No filme, César ganha um uma gande fortuma e vive de festas até que conhece Sofía… Ela tenta se suicidar e….

Filmes gravados em Madrid - Gran Via - abre los ojos

“Los peores años de nuestra vida” (Emilio Martínez Lázaro – 1994)

Além do famoso “Ocho apellidos vascos“, Emilio Martínez Lázaro também gravou outro filme que lotou os cinemas: “Los peores años de nuestra vida”. A comédia romântica, que acontece no bairro de Lavapiés e também tem cenas por Malasaña, conta sobre um jovem de vinte e poucos anos que está inconformado por não fazer sucesso com as “chicas”, justamente o contrário do que acontece com o seu irmão. Tudo mudo quando ele…

Filmes Gravados em Madrid - Los peores años de nuesta vida

“El Bola” (Achero Mañas – 2000)

Ao ver o filme é possível reconhecer vários lugares de Madrid.  Além da calle Lucero, onde o pai do ator principal tem uma ferreteria, facilmente você poderá identificar a Ponte de Segovia e o Parque de Atracciones. O filme conta a história de um garoto tímido de 12 anos que vive num ambiente violento, mas que tem a oportunidade de conhecer uma nova realidade quando….

Filmes gravados em Madrid - El Bola

Além de Penélope Cruz e Antonio Banderas, outros atores internacionais também já gravaram filmes em Madrid. Cenas interiores do filme “Moulin Rouge” foram gravadas em Madrid para facilitar o encontro de Ewan MacGregor (que estava gravando para Star Wars) e Nicole Kidman (que filmava “Los Otros” do diretor espanhol Amenábar). Após esses 10 filmes espanhóis, deixamos dois títulos internacionais para o fim da lista de filmes gravados em Madrid:

“O ultimato Bourne” (Paul Greengrass – 2007)

No filme considerado o melhor da trilogia Bourne, Matt Damon pode ser visto em várias cidades, assim como Madrid. A cena do ator na estação Atocha é a mais emblemática, mas ele também passa pelo Paseo de la Castellana. O personagem de Matt participou de um extinto programa do Departamento de Defesa dos EUA, mas não se lembra do seu passado. Como está sendo constantemente perseguido, ele está sempre fugindo e encontra uma oportunidade de saber a sua história quando…

filmes gravados em Madrid-Matt Damon-ultimato-bourne

“A Lista” ( Marcel Langenegger – 2008)

Os hollywoodianos Ewan McGregor y Hugh Jackman também já apareceram nas telonas em Madrid. No filme “A Lista”,  eles podem ser vistos na Plaza Mayor, Retino, Paseo del Prado, Círculo de Bellas Artes, Calle Alcalá…. No filme, o auditor Jonathan McQuarry (Ewan McGregor) conhece o advogado Wyatt Bose (Hugh Jackman) e passa a fazer parte de um clube restrito de Nova York. Tudo vai muito bem até que…

Filmes gravados em Madrid - La Lista - Ewan McGregor - Hugh Jackman

O que você achou da lista de filmes gravados em Madrid? Caso você se lembre de outros títulos, deixe um comentário e conte para a gente.

Manaira Araújo é uma jornalista apaixonada por marketing e turismo. No seu blog compartilha suas experiências pessoais e profissionais em Madrid e no Brasil.
Compartilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

4 comentários sobre “Cinema: 10 filmes gravados em Madrid

    1. Manaira na verdade errei o nome do Filme, me desculpe, eh Fuga “Implacável” com Henry Cavill, de 2011, diretor Mabrouk El Mechri!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *