Como ir de Madrid a Lisboa

Mais uma vez convidamos a Juliana Bezerra para dar sua contribuição ao BLPM. O Guest Post da vez é todo dela. Bem-vinda à casa, Ju!

Muitos turistas brasileiros quando visitam Madrid acabam dando um pulo  em Lisboa. Afinal, as duas cidades estão separadas por 630 quilômetros e fica difícil não querer aproveitar a oportunidade de bater um papo com Fernando Pessoa. Por isso, indicamos algumas maneiras de chegar à capital portuguesa partindo de Madrid.

Avião

A viagem dura 60 minutos ou até menos se o piloto pisar fundo no acelerador. Várias companhias fazem o trajeto, desde as de baixo custo como a EasyJet e Air Europe, e as tradicionais – e mais caras – como a TAP e a Iberia.

Dica de mãe: a Iberia sai do Terminal 4 do Aeroporto de Barajas e chega ao Terminal 1, no Aeroporto de Lisboa, e em ambos não é preciso ir para a pista pegar o avião. Isso é uma ajuda e tanto com os pimpolhos!

Vantagem: acho que só tem vantagens, especialmente se é possível conciliar a data da sua viagem com as promoções feitas pelas companhias aéreas.

Desvantagem: eventuais atrasos no voo e o deslocamento até o centro.

Empresas: Iberia, TAP, Easyjet e Air Europa.

Valor: 60 a 160 euros.

Duração da viagem: 1 hora.

Trem

Viajar de trem já foi sinal de glamour e sofisticação, mas hoje, com a concorrência das companhias aéreas low cost, a viagem de trem pode decepcionar alguns. O famoso vagão-restaurante onde era possível jantar e tomar café da manhã não existe mais e o trajeto entre Madrid e Lisboa dura 10 horas (isso mesmo!). Dependendo do lugar comprado, a experiência pode ser uma delícia ou uma tortura.

Como viajar de Madrid a Lisboa.
Saudades do meu cabelo comprido e do vagão-restaurante do trem. Foto: Rumo a Madrid.

Na hora de comprar a passagem esteja atento às categorias para não se enganar.

  • Turista – trata-se de uma poltrona que pouco reclina, e que é bastante desconfortável para dormir, no entanto, é o lugar mais barato do trem.
  • Cama – as cabines com camas se dividem em três categorias:
  • Individual – chamada de “Gran Classe Single ou Duplo” é uma cabine para uma ou duas pessoas, com banheiro privado com chuveiro e artigos de higiene pessoal. Nem preciso dizer que é o melhor lugar do trem, porém, o mais caro.
  • Compartilhada – conhecida também como “Cama Preferente Single ou Duplo”, para uma ou duas pessoas, inclui lavabo na cabine e artigos de higiene pessoal.
  • Cama Turista – esta cabine tem quatro camas e você vai dividi-la com mais três pessoas. Bem entendido, homens compartem a cabine somente com homens e mulheres somente com mulheres.

Experiência pessoal:  já viajei em todas as categorias deste trem, exceto a cabine individual. A pior, sem dúvida, é a Turista e a melhor, disparado, é viajar em cabines privativas, especialmente se você estiver bem acompanhado. De todas as maneiras, dividir a cabine com pessoas desconhecidas pode ser uma bela experiência e uma boa oportunidade para fazer amizades viajantes.

Dica: ao contrário de Madrid, onde o trem só sai da estação de Chamartín, em Lisboa, a composição pode parar na estação do Oriente ou na de Santa Apolônia. Veja onde fica o seu hotel e escolha a mais próxima.

Dica de mãe: se a criança divide a cama com os pais pode viajar nestas cabines gratuitamente.

Vantagem: a primeira delas é a pontualidade, pois os trens raramente se atrasam como os aviões. Igualmente, desembarcar perto do centro da cidade, o que diminui o valor do deslocamento até o hotel.

Se você pôde ir na cabine, provavelmente vai dormir bem e chegará a Lisboa pronto para passear. No trem, há cafeteria e é perfeito para conhecer outros turistas ou bater um papo com os atendentes.

Desvantagem: só é possível viajar à noite, o trajeto dura 10 horas e o trem faz várias paradas ao longo do caminho.

Empresa: Renfe ou Comboios de Portugal.

Valor: 33 a 215 euros.

Duração da viagem: 10h

Ônibus

Como as estradas são boas e o ônibus, confortável, a experiência pode ser bem agradável. Muita atenção ao comprar as passagens em relação ao número de paradas que o veículo faz no meio do caminho, pois isso vai influenciar na duração da viagem. Em Madrid, o ônibus pode sair de vários pontos, como a estação de Avenida de América, Príncipe Pio ou até mesmo do Aeroporto de Barajas. Já em Lisboa, uma das rodoviárias possíveis é a estação do Oriente.

Como ir de Madrid a Lisboa.
Uma das estações de chegada do ônibus e do trem em Lisboa é a modernosa estação do Oriente. Foto: Julliana Bezerra

Dica: durante a noite a viagem costuma ser mais rápida que durante o dia.

Vantagem: é o meio mais barato de viajar a Lisboa.

Desvantagem: duração da viagem, de 8 a 12 horas, dependendo do horário de saída de Madrid.

Empresas: Alsa, Avanzabus, Eurolines.

Valor: 40 a 95 euros.

Duração da viagem: 8h a 12 horas.

Agora sim não faltam motivos para visitar Lisboa!

Como ir de Madrid a Lisboa.
Você é um fingidor, mas eu te amo! Foto: Juliana Bezerra.

Juliana Bezerra morou seis anos em Madrid e agora, vive em Lisboa, onde é vizinha – literalmente – de Fernando Pessoa e é guia de turismo e escreve o blog Rumo a Lisboa. 

juliana bezerra

Juliana Bezerra é historiadora com pós-graduação em Relações Internacionais e História Contemporânea. No blog Rumo a Madrid, ela mostra Madrid através da arte e dos artistas.

70 comentários sobre “Como ir de Madrid a Lisboa

        1. Olá, Daniela! Obrigada pelo seu comentário. Tem sim e em breve vou atualizar o post. Só para adiantar que a viagem dura cerca de 8 horas, a estrada é ótima, embora seja bem movimentada de caminhões. Enfim, não há do que se queixar. Boa viagem!

    1. Oi, Sheila! Obrigada pela sua mensagem. Bem, não sei o seu orçamento, mas o Hotel Duas Nações fica no Centro-Central de Lisboa e é bem em conta. Não espere nada demais, mas com uma localização daquelas, não há do que se queixar. Seja bem-vinda!

  1. Olá Juliana, gostei muito das dicas. Estou me planejando para ir a Lisboa em Novembro, pois fiz uma promessa a minha mãe de leva-la a cidade de Fátima, porem gostaria muito de poder conhecer outra capital e seria Madri ou Paris. Minha mãe está com 76 anos, não sei se será muito cansativo pra ela embarcar comigo nessa aventura de pegar ônibus ou trem para outra capital, ou ficaríamos só em Portugal. Vc com sua experiencia em viajar entre essas cidades e como guia o que me diz?
    Obrigada, Socorro Santos

  2. Olá, Socorro! Obrigada pela sua mensagem. Bem, a viagem de trem, para Madrid é extremamente confortável para quem vai na cama. Mas caso sua mãe tenha problemas de mobilidade, o melhor mesmo é o avião que chega rápido. Não recomendo o trem de Lisboa a Paris, pois é quase um dia inteiro de viagem. No mais seja bem-vinda e se precisar de guia em Lisboa é só falar.

    1. Muito obrigada, Vou precisar de um guia. Vou tentar comprar as passagens de avião Recife/Lisboa/Madrid/Recife. O vc sugere o contrario? Minha prioridade é levar minha mãe ao santuário de Fátima e vamos aproveitar e conhecer outra cidades, portanto será muito necessário um guia.

      1. Olá, Socorro! Já que a intenção é ir para Fátima, sugiro que você comece por Lisboa e depois a Madrid, mas verifique antes o preço das passagens porque um pode estar mais barato que o outro. Um abraço e boa viagem!!

  3. Olá juliana, em outubro passaremos sete dias em Portugal e depois partiremos para madri… pelo nosso planejamento o último local em Portugal seria Albufeira … de lá para madri qual melhor meio de transporte???
    Grata
    Márcia

    1. Olá, Marcia! Tudo bem? Obrigada pelo seu comentário! Para ir direto, com apenas um meio de transporte, você pode ir de ônibus ou carro. Para ir de trem ou de avião, você terá que ir a Sevilha. Pensa direitinho qual o melhor meio de transporte, custo e tempo de viagem. Abraços e bos estadia!

  4. Olá ju td bem?
    Gostei muito das dicas que vc passou para nós
    Vc me indicaria qual dos dois países melhor para se morar ? Espanha ou Portugal estou muito na dúvida entre os dois ,
    Obrigado tudo de bom

    1. Olá, Itamar! Muito obrigada. Creo que esta resposta é muito pessoal. Eu, particularmente, prefiro Madrid, mas tem gente que não se adapta. Cada um tem suas preferências. Meu conselho é que você pesquise muito e se possível, visite o lugar antes de se mudar. Um abraço e boa sorte!

  5. olá, o processo de fiscalização e documentos necessários para viagem de onibus com a ALSA entre Lisboa e Madrid são os mesmos que fazem com viagens de trem? ou é necessário algo específico? grata

  6. Olá, Maria! No trem é a mesma documentação: passaporte em dia ou identificação da comunidade europeia. De vez em quando, a polícia dá uma dura a noite, com direito a acordar os passageiros e cães farejadores. Abraços e boa viagem!

  7. Ola querida, iremos para Lisboa em novembro, 19 e 25 itemos a Madrid, somos 6 pessoas. Pensamos em ir de trem ou aconselha avião??? Obrigada querida.

    1. Olá, Lidia! Obrigada pela mensagem. Sinceramente, você deve fazer as contas, pois no trem existem descontos interessantes para estudantes e pessoas acima de 65 anos, se for o caso de vocês. De avião sugiro você dar uma olhada nas passagens agora porque pode ter promoção. No mais, boa viagem e se precisar de guia em Lisboa, aqui estou!

  8. Juliana, boa tarde.

    Tudo bem?

    Farei uma viagem à Madri em Fevereiro e gostaria de ir até Lisboa.
    Qual é seu custo como guia em Lisboa?
    Há um roteiro pré estabelecido por você ou posso também escolher alguns lugares pré indicados à mim?

  9. Olá Juliana, ótimas dicas. Estamos planejando visitar Lisboa e Paris e gostaríamos da sua ajuda para montarmos o roteiro e conhecermos o que há de melhor nesses locais.
    Obrigada

  10. Bom dia Juliana, estou indo para Madrid no final de Março de 2018 com meu namorado. Gostaria de saber se tem como vc me passar um roteiro turístico de Madrid e Lisboa (pesando em ir). Confesso que estou pesquisando Hotel e me assustei com os preços. Tem algum que vc indicaria( Madrid e Lisboa)? Qual o meio mais barato de fazer a reserva?

    Muito obrigada…
    Abraço

    1. Olá, Lorena! Para indicações de hotéis em Madrid sugiro que você olhe no meu blog Rumo a Madrid ou mesmo aqui no BLPM. Em ambos você encontrará roteiros turísticos também. No entanto, se você quiser algo personalizado eu posso elaborar um guia para você. Um abraço e boa viagem.

  11. Olá estou adotando o blog.
    Queria tirar uma dúvida. Chego por Madrid num sábado as 11 da manhã (28/04), retornando em 11/05 e pretendo visitar Madrid, Barcelona, Lisboa, Porto, Fátima e Santiago de Compostela. Vou com minha mãe de 70 anos e meu esposo. Você aconselha começar pela Espanha ou devo ir logo para Lisboa e começar por lá? Aconselham alugar carro por Portugal?

    1. Olá, Aída! Obrigada pelo seu comentário. Bem, pela quantidade de cidades que você vai visitar em Lisboa, acho que valeria a pena alugar um carro, pela comodidade e custo benefício também. Sobre por onde começar é complicado porque é uma opção pessoal e depende da ansiedade de cada um em conhecer cada cidade. Talvez a Espanha, porque é maior e os lugares que você quer visitar estão mais distantes entre si. Um abraço e boa viagem! Juliana Bezerra.

  12. Olá Juliana, no final de agosto faremos uma viagem Madri/ Lisboa /Porto e terminando em Barcelona. Estamos em dois casais. Minha dúvida é a seguinte, vale a pena ir de trem para deslocamento entre essas cidades ou avião? Há restrição de tamanho da bagagem nos aviões (Lisboa/Porto), ou melhor alugar carro ou ir de trem? Obrigada! Abraços!

    1. Olá, Fernanda! Obrigada pelo seu comentário! De Lisboa para o Porto você pode ir de trem “normal” também que praticamente sai de cada meia hora. Sobre as restrições de bagagem acho que deve ser o mesmo das companhias low-cost. Finalmente, tudo depende da ordem das cidades que você irão visitar. Ah! E se precisar de guia em Madrid, conte comigo! Abraços e boa viagem!

    1. Olá, Betânia! Sinceramente, não! São 10 horas de viagem e ainda que seja confortável é cansativo para um bate e volta. Além disso, não dá para conhecer Madrid em um só dia. Uma boa viagem!!

  13. Oi Juliana, tudo bem? Ótimo seu post, tirou muitas dúvidas.

    Vamos à Espanha e depois Portugal, porém nosso voo de volta parte de Madrid.

    Como nossa passagem para voltar de Madrid para São Paulo é a noite (22h15), estamos pensando em pegar o Trem-Hotel de Lisboa chegando de manhã em Madrid, aproveitar um pouquinho de Madrid e ir para o aeroporto as 19h.

    Acha possível fazer isso? Me disseram que trens são pontuais e dificilmente tem cancelamento ou atraso. O que você acha?

    Ah! Tem guarda volumes na estação Chamartin?

    Muuuito Obrigado!

    1. Olá, Marcus! Obrigada pelo seu comentário! Eu acho uma ótima ideia você fazer isso! Realmente, os trens não se atrasam e raramente são cancelados. Tem guarda-volumes (consigna, em espanhol) e a estação é super bem comunicada com o metrô. Tem outras opções também: https://blogueirosmadrid.com/2017/07/04/onde-deixar-as-malas-em-madrid/

      A pergunta mais difícil é o que fazer! Aproveita para passear pela Porta do Sol ou então entre em algum museu e se maravilhe com a arte espanhola.

      No mais, bem-vindo a Madrid!

      1. Oi Juliana! Obrigado pela resposta e pelo link!

        Excelente!

        Nós teremos 5 dias em Madrid no início da viagem e mais esse “meio dia” livre no final. Nos primeiros 3 dias iremos passear por Madrid e também pretendemos ir à Sergóvia e Toledo. O que não conseguirmos ver nesses dias, em Madrid, deixamos pro último dia.

        Ou, pensamos aqui, nos acabamos entre tapas y canas em algum lugar 😛

        Obrigado mesmo!

      2. Juliana, bom dia!

        Fizemos a viagem Lisboa-Madrid de Trem. Como ia ser nossa última noite na Europa, com mais de 48h ainda pela frente para chegar em casa, resolvemos pegar a cabine Cama Gran Classe Doble Familiar. Um verdadeiro hotel! Banheiro com chuveiro, amenities, cama confortável e grande, espaço para por as malas, tomada para carregar celular/computador e muita privacidade. CARO! Mas foi ótimo, pois chegamos em Madrid renovados, batemos perna o dia todo, com direito à cañas, tapas e mais souvenires e fomos pro aeroporto a noite, pra voltar para o Brasil.

        Se fosse no início da viagem, daria pra ter ido na classe turista, por mais que seja simples e apertado, é ainda melhor que muita viagem de ônibus de 12h no Brasil, então estando descansados, dá pra aguentar tranquilo.

        Muito obrigado pelas dicas, o blog foi fundamental para que a viagem tenha sido tão ótima!

  14. 0i Juliana. Boa noite. Vou agora em maio para Portugal Espanha. Ficarei 4 dias em Lisboa na rua Aurea 3 em Madrid no hotel puerta del sol e 3 em Barcelona na Rampla de Catalunya. Escolhi os hotéis de maneira que possa fazer vários passeios a pe . Gostaria de visitar Porto e sintra. Qual o melhor transporte para isso? Quanto cobraria para acompanhar o casal num dia de passeio em sintra?. Obrigada

  15. Adorei teu blog!
    Pretendemos (eu, meu marido, 2 filhas maiores) ir a Europa (Lisboa, Porto, Madri, Paris, Roma, Pisa, e Londres), no meio do ano 2019. Se vc souber de hoteis (simples), porém com: banheiro privado, ar condicionado, próximo de tudo, e principalmente bom preço, e puder me indicar, vou agradecer muito!

    1. Obrigada, Jane! Infelizmente, não tenho condições de responder para tantas cidades, especialmente as que não conheço. Boa sorte e boa viagem!

  16. Olá Juliana, pretendemos ir em outubro a Lisboa e Porto e de lá partiremos a Madri e depois a Oviedo onde moram parentes, gostaríamos de ficar em um hotel bem localizado em Lisboa, tem algum confortável e de bom preço para indicar e no caso para ir de Lisboa a Porto é melhor ir de trem ou alugar um carro.

    1. Olá, Deborah! Obrigada pelo seu comentário. De Lisboa ao Porto caso você queira dar uma parada em alguma cidade, vale a pena ir de carro. Mas se não for o caso, basta pegar o trem e em 3 horas você está lá na “Cidade Invicta”. Quanto aos hotéis, os melhores bairros são a Baixa e o em torno da Avenida da Liberdade que estão perto de tudo. Boa viagem!

  17. Olá , obrigado por ajudar turistas de primeira viajem….
    Somos em dois casais , não podemos utilizar a cama turista na mesma cabine uma vez que somos em 4 ? Obrigado.

  18. Minha esposa e eu esteremos saindo do Brasil dia 28.06.18. Passaremos por Lisboa, Madri, Barcelona… rumo ao leste europeu.. verifiquei que o comboio noturno de Lisboa para Madri é bem mais caro do que os ônibus. Na sua opinião qual a empresa tem os ônibus mais confortáveis para esse percurso?

  19. Olá, Geovany! Obrigada por escrever. Só posso responder pela Alsa e pela Avanzabus, pois já viajei pelas duas e são muito confortáveis, quero dizer que não senti nenhuma diferença “negativa” entre as duas. No mais, boa viagem!

  20. Olá Juliana,

    Iremos em Janeiro, iremos ate o Aeroporto de Madri e de lá para Lisboa. É a primeira vez indo pra ai, e confesso que estamos ansiosos.
    Preciso de dicas de transporte, passeios, restaurantes, hotel… quase tudo rsss.
    Pretendo ir de onibus de Madri para Lisboa… quais a dicas…

  21. Olá, adorei o seu blog! Estou planejando uma viagem, ficaremos 8 dias em Madrid! Estamos pensando em pegar um ônibus no dia da nossa chegada e ir direto à Lisboa, pensei em pegar um ônibus da empresa Alsa, o que você acha dessa empresa? Vi alguns comentários negativos, como é a sua experiência?

    1. Olá, Priscilla! Viajei muito pela Alsa e só tenho elogios. Quanto à burocracia, não há nenhum problema para brasileiros. É só mostrar o passaporte em dia, caso a polícia resolva fazer uma batida (não é comum, mas às vezes acontece). Abraço e boa viagem!

  22. Olá,
    Parabens pelo excelente trabalho. Pretendo ir a Lisboa em agosto deste ano. Que meio de transporte de menor custo vc sugere, ônibus o trem? Seria mais em conta comprar estas passagens o quanto antes ou não faz diferença comprá-las quando chegar em Lisboa?

    1. Olá, Castro Lima! Obrigada pela mensagem. A informação sobre o preço das passagens você pode ver no post. No entanto, elas variam conforme a temporada e feriados. Se possível e dependendo da época da viagem é melhor comprar antes, porque vc corre o risco de não encontrá-las. Um abraço e boa viagem!

  23. Olá! Estou pretendendo ir passar alguns dias em Portugal em Novembro e vi que voos para Madri é mais em conta que para Lisboa. Pensei em passar uns 2 dias em Madri e ir para Lisboa após, qual seria o melhor meio de transporte sendo que estarei com uma mala grande. Desde já, Obrigada

    1. Olá, Thamires! O mellhor é fazer as contas. Sua mala vai ser despachada? Quanto vai custar? Só assim vocÊ vai ter certeza se é vantagem ou desvantagem. Abraço e boa viagem!

  24. Ola, minha familia ira ficar 3 dias em Madri e depois ira para Portugal para mais alguns dias, em Madri ficara em um hotel, em Portugal ficara na casa de amigos. E preciso apresentar uma carta dos amigos para a imigracao portuguesa dizendo que se hospedarao la?

    1. Olá, Liz! Pelo que entendi, vocês vêm primeiro a Espanha e depois para Portugal, certo? Neste caso, não é necessário porque não existe mais controle imigratório entre os países do Espaço Schengen. No entanto, tenha o passaporte em dia e sempre à mão. Também é bom imprimir a reserva do hotel caso alguém pergunte no aeroporto de Barajas onde vocês vão ficar em Madrid. Um abraço e boa viagem!

  25. Ola
    Estaremos indo para Lisboa em Janeiro de 2019. Teria interesse de conhecer Cidades ao redor. Para dirigir carro alugado em Portugal (e Espanha) é necessario a Carteira Internacional de Motorista ou a brasileira é suficiente? Obrigado

    1. Olá, Alexandre! Obrigada pelo seu comentário. A carteira de motorista brasileira é válida na Europa por 90 dias, justamente para facilitar a vida do turista! Boa viagem!

    1. Olá, Simone! Vai depender do tempo e do dinheiro que você poder gastar. Para Barcelona você pode ir de carro/ônibus (8 horas de viagem), trem de alta velocidade (2h e 30 minutos) e avião (quase 1 hora). Compare os preços e o custo/benefício e boa viagem!

    1. Olá, Mel!Obrigada pelo seu email. Não há mais imigração nem nas estradas e nem nas rodovias. MAS é bom lembrar que, de vez em quando, a polícia portuguesa ou espanhola sobem no trem ou no ônibus para pedir os documentos aos passageiros. Por isso, passaporte em dia, SEMPRE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *