Campeonato Espanhol por regiões na Espanha, onde estão localizados os 20 clubes?

A formação do território espanhol se deve à unificação de várias regiões. Nem todas possuem os mesmos costumes e tradições, mas no final das contas todas são Espanha. O território espanhol é formado por 17 Comunidades Autônomas, mas nem todas contam com clubes na Primeira Divisão do futebol espanhol. As 20 equipes que estão disputando a Liga Espanhola 2021/22 vêm de lugares diferentes, mas têm um mesmo objetivo: alcançar o topo da tabela do campeonato espanhol.

Comunidades Autônomas da Espanha

A cada temporada, três clubes sobem à primeira divisão e três são rebaixados para a segunda. Por isso, a cada início de temporada, o mapa do futebol espanhol é alterado e algumas regiões passam a ter mais relevância que outros de do “mundo do futebol”.

Em que regiões estão localizados os clubes da primeira divisão da Espanha nesta temporada 2021/22?

As regiões lideram o ranking das Comunidades Autônomas (algo como os estados brasileiros) com mais clubes na La Liga são três: Comunidade de Madrid, Andaluzia e Comunidade Valenciana. O País Basco conta com três representantes e a Catalunha com dois, enquanto Galícia, Ilhas Baleares e Navarra contam com um cada uma.

Os quatro clubes madrilenhos são o Atlético de Madrid, Getafe, Rayo Vallecano e Real Madrid. Já os quatro representantes da Analuzia são: Cádiz, Granada, Real Betis e Sevilla. A Comunidade Valenciana é representada por Elche, Levante, Valencia e Villareal.

Os três do País Basco são: o Athletic Club de Bilbao, a Real Sociedad e o Deportivo Alavés. A Catalunha tem dois representantes, os dois da capital, Barcelona e Espanyol. A Galícia também sua vaga com o Celta de Vigo, e Navarra com o Osasuna. O Mallorca é o único representante das ilhas na competição.

Se formos analisar os títulos de campeão espanhol na história, as regiões da Espanha com mais títulos no Campeonato Espanhol são Madrid e Catalunha. O Real Madrid tem 34 troféus da Liga e o Atlético de Madrid 11; já o Barcelona conta com 26 títulos. A terceira comunidade com mais títulos é o País Basco com 10 títulos, 8 do Athletic Club de Bilbao e 2 da Real Sociedad. A Comunidade Valenciana, com os 6 do Valencia; a Andaluzia com 2, um do Sevilla e um do Betis; e a Galícia com um título do Deportivo são as outras região campeãs do Espanhol.

O muda na temporada 2021/22 do Campeonato Espanhol?

Uma das principais mudanças da competição é a saída de Leo Messi do Barcelona. O argentino é o maior goleador da Liga e marcou 474 gols na 520 partidas em que jogou desde 2004 até o final da temporada 2020-2021.

A outra grande novidade é o retorno do público ao estádio. Desde o início da pandemia, todos os jogos eram disputados em estádios vazios, o que mudou com o início da temporada 2021-22 no último dia 14 de agosto.

Mas, para poder assistir a um jogo ao vivo, os clubes precisam seguir algumas regras: a capacidade é de 60% em recintos abertos e de 40% em fechados, os torcedores não poderão comer, beber, nem fumar e deverão usar máscara, além de manter a distância de segurança de 1,5 metro.

O Ministério da Saúde espanhol recomendou que o público deve ser preferencialmente de sócios, mas não proibiu a assistência do público em geral, embora a recomendação é de que sejam “locais” para evitar deslocamentos. Nesse caso, são as próprias comunidades que estabelecerão as regras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *