Buitrago del Lozoya, lindeza de Madrid

Buitrago delo Lozoya é um daqueles lugares mágicos que quando a gente vai tem a certeza de que quer voltar. Fica a 75 km da capital e é parte da Serra Norte de Madrid. Lugar de conexão das culturas muçulmana, cristã e judia, Buitrago é cercada por uma muralha muito bem conservada, tem uma igreja gótica e um castelo.

Buitrago tem referências históricas do século I a.C. segundo Cayo Flaminio, político do Império Romano do século III, mas as provas reais só existem a partir da Reconquista, em 1083, época de Alfonso VI. O município tem um valor estratégico por estar à margem do rio Lozoya, daí seu nome, Buitrago del Lozoya. Foi importante na Reconquista, na Idade Média, e na invasão francesa pelas tropas napoleônicas em 1808.

Em 1993 foi declarado Conjunto Histórico-Artístico y Bien de Interés Cultural graças ao espetacular recinto amuralhado de origem árabe, pois é o mais bem conservado da Comunidade de Madrid.

Junto com outros 5 municípios é uma das Villas de Madrid, um conjunto de cidades que conservam sua autenticidade rural, além de contar com infraestrutura turística suficiente para conseguir qualidade e satisfação.

Hoje é uma cidadezinha charmosa, com uma muralha super bem conservada e com um entorno natural lindo de se ver, tanto no verão como no inverno, além de ter outros atrativos:

Museo Picasso

Mas como existe um museu Picasso em Buitrago? Veja só: Picasso e Eugenio Arias, seu barbeiro e amigo, se exiliaram na França por 26 anos. Eugenio ganhou várias obras e fotos do e com o Picasso, e nos anos 80 Eugenio doou tais obras ao museu em homenagem ao amigo e pintor.

Foto David Douglas Duncan
Foto: google

Fortaleza Medieval

Seu espaço defensivo é de origem muçulmana. Construído no século XI, foi restaurado continuamente até 400 anos depois. A muralha possui mas de 800 metros.

Buitrago del Lozoya De Carlos Delgado, CC BY-SA 3.0
Puente del Arrabal e Puente Nuevo De Diego Sanz Siguero – Trabajo propio, CC BY-SA 3.0

Castillo de los Mendoza ou Alcázar

Tinha fins defensivos na época da Reconquista, é de estilo gótico-mudéjar do século XV, feito de tijolo, cal e pedra.

Fonte: site Turismo da Comunidade de Madrid

Igreja gótica Santa Maria del Castillo

Foto: Carlos Delgado, CC BY-SA 3.0

Belén Viviente de Buitrago

Além de todas essas belezas arquitetônicas e históricas, a cidade conta com atrações como caminhadas, passeios guiados, visitas teatralizadas e, para mim, a cereja do bolo foi em dezembro, quando fui ver o belén viviente, ou seja, o presépio vivo.

Foto Cris Pacino – terminantemente proibido tirar fotos, só tirei esta logo na entrada e mais nenhuma. Imagine 2000 pessoas querendo fotografar e os voluntários lá passando frio.

O Belén Viviente de Buitrago foi declarado Fiesta de interés turístico regional da Comunidade de Madrid e em 2018 fez 30 anos!! Em 2018 foram 4 dias de encenação, sendo cada dia 2 passes, para máximo 2 mil pessoas, totalmente gratuito ao visitante. São cenas cotidianas da época de Jesús:

  • Boas vindas com o imperador romano
  • Os mistérios: as profecias, a anunciação a Maria
  • Os trabalhos diários: as lavadeiras, o pedreiro, o mercado, a carpinteria, o moinho de azeite, o lagar de vinho, o lar, os oleiros e sua olaria (trabalho com barro), as fiandeiras, o campo e colheita, o forno de pão
  • Política e religião: o templo de Jerusalém, o registro de cidadãos (empadronamiento), o conselho, o governador de Roma, o palácio de Herodes, o descanso dos soldados
  • Os comerciantes: os mendigos, a vendedora de castanhas, el lañador (algo como um consertos em geral)
  • Anunciação dos pastores, presépio de belém, os reis magos

Imagina que eu cheguei com minha família no dia 22, umas 5 da tarde, para ver o espetáculo das 6 e as entradas estavam esgotadas.

Então pegamos para as 8. Só de esperar 1h já estávamos quase congelados, então fui perguntar para a pessoa do guichê se havia alguma desistência, ele disse que não, que os 2 mil ingressos tinham sido distribuídos. Já voltando ao grupo fui “resignada” dizer que se queriam, podíamos voltar no dia seguinte, quando um homem se aproximou e perguntou se queríamos entradas para o das 6, pois seus amigos desistiram de ir ver o show. Pois lá fomos nós, com entradas presenteadas!!

No caminho eu achava que eram só umas pessoas vestidas e algo mais. Nada disso… havia mais de 140 pessoas caracterizadas, sós ou em pequenos grupos representando ofícios da época, uma coisa emocionante. No total são mais de 300 pesosas trabalhando para tal evento. Quem quiser ver, o link do site é www.belenvivientebuitrago.es.

Coisa difícil de descrever. Acho que foi uma das apresentações culturais mais bonitas que vi na Espanha, nestes 14 anos de vida aqui.

Buitrago? Buitrago del Lozoya é tudo isso e algo mais.

Vista Panorâmica De Miriela Rodíguez – Trabajo propio, CC BY-SA 3.0 es, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40158251

Para saber mais de Buitrago del Lozoya:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *