Linhas de ônibus para ser turista em Madrid

Aqui no BLPM sempre falamos do ótimo sistema de transporte público de Madrid. Já falamos que Madrid tem uma das maiores redes de metrô do mundo, de como conhecer algumas cidades na redondeza que são patrimônio cultural da humanidade como Toledo, Segóvia e Ávila e apresentamos o Madrid City Tour (estes ônibus vermelhos que circulam por várias cidades europeias).

Nesse post vamos falar de linhas de ônibus que são um verdadeiro passeio.

As linhas que escolhemos fazem o seu percurso normal por pontos turísticos de interesse em Madrid como o Museu do Prado, a Estação de trem de Atocha ou o edifício Metrópolis. Além de poder passar por esses lugares como mais um dos moradores de Madrid, essas linhas podem ser usadas quando bate aquele cansaço, para não ficar perdido pela cidade e, claro, para chegar mais rápido ao ponto de destino. Quase todos os ônibus têm lugares para carrinho de bebê e portas que abrem ao nível da calçada facilitando para quem  tem dificuldades de mobilidade.

Consideramos que uma das vantagens do ônibus é poder pagar o bilhete na hora para o motorista, ou seja, o ônibus pode ser usado sem ter que ter a “tarjeta multi” e nem qualquer organização anterior. Entrou, pagou. Começou a chover, a ventar, fazer muito calor, está frio, basta buscar o ponto de ônibus mais próximo. A tarifa é de 1,5 euros e o troco máximo é de 5 euros, segundo a página oficial da EMT. Talvez a desvantagem seja o horário: termina às 23h30, enquanto o metrô fica aberto até a 01h30 da madrugada. A Larissa, do blog Esto es Madrid, Madrid, tem um post muito completo com um passo a passo de como funciona o ônibus em Madrid.

A Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT) tem um APP oficial que pode facilitar a tua viagem de ônibus, em versão para andorid e para o sistema da apple.

Sandra – Sandra B. em Madrid

Eu sempre fui fiel usuária do sistema de metro de Madrid, acho excelente. Faz pouco tempo que comecei a usar mais ônibus e também estou achando muito bom. Eu estou usando a linha 09 (Sevilla – Hortaleza) para ir da casa dos pais do Paco até quase a Puerta del Sol. Meu percurso começa na rua López de Hoyo com a Gran Vía de Hortaleza e passa pelos bairros de Prosperidad e Salamanca. Para quem está a passeio por Madrid, eu acho que um lugar ideal para começar é a parada número  447 que está na frente do Museu Lázaro Galdino no bairro de Salamanca. O trajeto vai pela rua Serrano que tem iluminação especial de Natal e pode ser uma dica para quem não conseguiu comprar bilhetes para o Naviluz.

A outra linha que ônibus que uso é a de número 27 (Embajadores – Plaza Castilla) que passa pelo Paseo de Recoletos e Paseo del Prado. Pode ser um boa linha para ir ou vir do Santiago Bernabéu (parada 41) até a plaza de Cibeles. Eu entro na parada de Colón, de número 63, e vou curtindo ver mais de perto e do alto a Biblioteca Nacional, a estátua da Cibeles e muito mais até o Museu Reina Sofia. Um verdadeiro passeio.

Martina – The Get Away

Confesso que não sou uma usuária muito assídua da rede de transporte público de Madrid. Isso porque moro perto do centro e, quando preciso, prefiro fazer os trajetos caminhando para ver a cidade com calma. Mas um dia desses estava com pressa e bateu uma preguiça de voltar para casa correndo. Além disso, era um dia lindo e ensolarado, o que me fez fugir do mundo subterrâneo do metrô.

Foi neste cenário que escolhi fazer meu primeiro trajeto de ônibus por Madrid e foi uma grata surpresa! Peguei a Linha 1 em Cibeles e posso garantir que essa linha linha de ônibus é uma verdadeira joia para quem quer conhecer a cidade de outro ângulo.

Este foi o trajeto que eu fiz e o que você vai ver no caminho:

Já no ponto de partida, você vai ver o Palácio de Cibeles (prefeitura de Madrid) e a fonte dedicada a esta Deusa. Ao passar pela Calle de Alcalá, não deixe de apreciar a belíssima arquitetura do Círculo de Bellas Artes, do Instituto Cervantes e do Banco de España. Depois, o ônibus seguirá pela Gran Vía, uma das principais (e mais conhecidas) ruas de Madrid. Neste caminho você deve estar atento para ver os prédios mais emblemáticos da cidade, como: o Edifício Metrópolis, o Prédio da Telefônica e o Edifício Carrión, onde tem o famoso letreiro da Schweppes.

Não pense que o passeio terminou por aí, porque ainda nesta rota você terá a oportunidade de ver a Plaza de España, os prédios do Ejército del Aire, o Faro de Moncloa e o Arco de la Victoria (Puerta de Moncloa).

Pôr do sol em Moncloa

Vai dizer que não vale a pena se aventurar de ônibus por aí? Eu adorei!

Suzana – That Good Trip

Sempre andei muito de ônibus em Madrid! Acho muito melhor do que ir debaixo da terra – sempre que o horário não seja concorrido, como a hora do rush, claro!

Já usei muito a rede de búhos (ônibus que circulam à noite) também, principalmente nos meus primeiros anos em Madrid (há 14 anos), quando saía de festa à noite e não queria esperar até as 6 da manhã pra pegar o primeiro metrô. A partir da meia-noite já dá pra pegar esses ônibus noturnos que passam (e param) principalmente na Gran Vía e na plaza Cibeles. Conheça os trajetos nesse link.

Mas falando sobre os ônibus diurnos, o C1 (Circular 1) é uma linha bem completa e que passa por lugares belíssimos. Eu geralmente pego em Embajadores, passo pela Puerta de Toledo, depois temos uma vista linda da Catedral de Almudena, o parque Madrid Río, Plaza España, Gran Vía e Calle Princesa, Ejército del Aire, até descer perto do Faro de Moncloa e do Arco de la Victoria.

Parque Madrid Río
Parque Madrid Río. Foto: Martina – The Get Away blog

Joana – Entre Tapas y Cañas

Tenho andado bastante de ônibus em Madrid. Até mais do que de metrô, principalmente quando não tenho muita pressa para chegar ao destino. Além de ser mais confortável, eu adoro curtir Madrid entre um compromisso e outro. E o ônibus me permite conhecer melhor a cidade. Se você pegar o 148 em Callao sentido Puente de Vallecas, por exemplo, vai passar por Gran Vía, Plaza de España, Palacio Real, Catedral de la Almudena, Las Vistillas, Basílica de San Francisco El Grande, Puerta de Toledo, Matadero… Do ponto de Callao ao ponto da Casa del Reloj, que é também um centro cultural e fica ao lado do Matadero, você vai levar cerca de 25 minutos.

Ali pertinho, no ponto de Legazpi – Matadero, você pode pegar o 18 sentido Plaza Mayor. No caminho, dá para curtir o Parque Madrid Río, a Puente Monumental de Arganzuela, a Puerta de Toledo e La Latina, um dos bairros mais boêmios de Madrid. O trajeto é rapidinho; dura cerca de 15 minutos.

Outra linha que eu uso com frequência é a 45 sentido Reina Victoria. Pegue o ônibus no ponto Delicias – Atocha e siga rumo à Plaza de Colón, na divisa entre Paseo de Recoletos e Paseo de la Castellana. Vai levar aproximadamente 15 minutos. Do local de partida dá para ver uma das fachadas do Museo Reina Sofía. E, no caminho, você vai passar pela Estación de Atocha (repare também no lindo edifício do Ministério de Agricultura), Paseo del Prado (com seus muitos espaços culturais, incluindo o bicentenário Museo del Prado), Fuente de Neptuno, Fuente de Cibeles, Palácio de Cibeles e Biblioteca Nacional.

Se preferir fazer ao contrário, pegue o 45 (sentido Plaza de Legazpi) em Colón e termine no Paseo del Arte, onde você pode conhecer os principais museus de Madrid.

Fuente de Cibeles

Estas são algumas das linhas que eu costumo usar e que são passeios sensacionais pela capital. Espero que vocês aproveitem as dicas e desbravem Madrid de ônibus também! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *