Os reis mais jovens da Espanha

O universo de príncipes e princesas alimentam a ilusão das crianças desde muito cedo. Quem não se imaginou vivendo em um castelo e saiu por aí equilibrando uma bela coroa na cabeça, as meninas com seus vestidos longos e os meninos em seus cavalos imaginários, verdadeiras altezas reais,  se achando o máximo, como personagens de filmes infantis?  Agora já imaginou quando tudo isso é real e, ao invés de príncipe e princesa, a criança se torna um rei ou rainha, com cetro, coroa e um reino inteirinho para governar?

Pois aqui na Espanha isso aconteceu algumas vezes. Pequenas altezas reais que acabaram se tornando “Sua Majestade”.

Os primeiros reis da lista já não eram assim tão crianças, mas, de qualquer forma, tiveram que ter sua maioridade antecipada, por isso os considerei. E não estou levando em conta os reis anteriores à unificação da Espanha, portanto, são reis das dinastias dos Áustrias (Casa de Habsburgo) e dos Bourbons.

Saiba quais foram os reis mais jovens da Espanha

Quem puxou a fila foi Carlos I, o primeiro rei da Dinastia Habsburgo e também o primeiro rei da Espanha. Após a morte de seu avô, Fernando de Aragão, em 1516, Carlos se tornou rei de vários reinos. Anota aí: Rei de Espanha – Aragão, Castilha e Navarra, Rei de Nápoles e Rei de Sicília. Isso aos 16 anos. Mais tarde, aos 19 anos,  ele ainda se tornou Imperador do Sacro Império Romano Germânico, tendo em seu poder um vasto território que contemplava Europa, Oriente e América. Reinou por 40 anos.

rei Carlos I de Espanha
Carlos I com sua família

O próximo rei jovem seria Felipe IV, bisneto de Carlos I, que assumiu o trono também aos 16 anos. Tornou-se rei da Espanha, de Portugal, de Nápoles, da Sicília, rei titular de Jerusalém, rei da Sardenha. Seu reinado foi o mais longo da Dinastia Áustria e o terceiro mais longo da história da Espanha, durando 44 anos.

rei Felipe IV de Espanha
Felipe IV

Os próximos reis da lista ocuparam o trono realmente bastante jovens, em uma idade em que as crianças estão apenas começando a querer desfilar por aí com suas coroas de brinquedo.

Carlos II, filho de Felipe IV, se tornou rei aos 4 anos de idade. Durante sua infância sua mãe foi regente, até que chegasse à maioridade. Mas sempre teve problemas de saúde e não teve filhos, dando fim ao reinado dos Áustrias na Espanha. Apesar da saúde frágil, seu reinado durou 35 anos. Foi rei da Espanha, Nápoles, Sardenha e Sicília

rei Carlos II de Espanha
Carlos II

Isabel II foi uma princesa que se tornou rainha pouco antes de completar 3 anos de idade, após a morte de seu pai, Fernando VII. Aos 13 anos foi declarada sua maioridade e ela pode, então, assumir o trono. Seu reinado foi bastante conturbado, marcado por vários golpes militares. Foi deposta em 1868, tendo reinado por 35 anos.

rainha Isabel II de Espanha
Isabel II

Estes príncipes e princesas acima foram os que se tornaram reis mais jovens, mas nenhum herdeiro real em todo o mundo se tornou rei tão cedo quanto Alfonso XIII. O pequeno príncipe foi proclamado no momento de seu nascimento, uma vez que seu pai, o rei Afonso XII, havia falecido quando a rainha estava grávida. Sua mãe foi regente até que, aos 16 anos, ele foi declarado maior de idade quando, enfim, assumiu o trono da Espanha e entrou para a história como o rei mais jovem de todos os tempos.

rei Afonso XIII de Espanha
Afonso XIII

Quer saber mais curiosidades sobre os reis da Espanha? Dá uma olhada neste post sobre os apelidos reais masculinos ou este sobre os apelidos reais femininos.

2 comentários sobre “Os reis mais jovens da Espanha

  1. Olá, bom trabalho!
    Sabe se existe alguma obra que fale de todos os reis, líderes ou ícones importantes cuja as responsabilidades e trajetórias tenham começado precocemente?
    Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *