Latino ou hispano? Entenda as diferenças

Um espanhol é latino? E uma pessoa nascida na América Latina, é hispana? Qual é a forma correta de nos referirmos a um espanhol? E a alguém que nasce na América Latina: latino ou hispano?

Muitas vezes fiquei na dúvida e só vim me aprofundar nas diferenças quando houve uma polêmica sobre esse assunto. Sempre me pareceu tudo tão óbvio: latino é americano e hispano… também… Bom, acho que nem tudo é óbvio para mim.

Há umas semanas a Rosalía, cantora espanhola, ganhou um prêmio no MTV Video Music Awards de melhor vídeo latino com a música Con altura.

Houve um grande debate na mídia: sua música era latina, europeia, espanhola?

Definindo latino

O dicionário da RAE – Real Academia de la Lengua Española – define latino como:

  • 5. adj. Diz-se de uma pessoa: de algum dos povos que falam línguas derivadas do latim.
  • 6. adj. Pertencente ou relativo aos povos que falam línguas derivadas do latim. Ex.: Os países latinos da América. O caráter latino.

Ok, então aqui já vemos que há 2 significados, certo?

Vamos lá: a América Latina é uma região do continente americano onde os idiomas oficiais são derivados do latim, ou seja, espanhol, português e francês. Sendo assim, a América Latina é composta por 20 países, em ordem alfabética: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Eu sou brasileira, portanto, sou nascida na América Latina. Então, eu sou latina? Sim. Nunca me chamaram de latina, mas várias vezes eu já me auto-denominei latino-americana. Mas “latina”, só essa palavra, nunca. Por quê? Não sei.

Latino? Hispano?

Nos Estados Unidos, a palavra latino/a adquiriu um valor de identidade com um sentido bem diferente, que inclui sua relação com o conceito hispano. O debate é mediado pela mudança sociohistórica que a comunidade latina vivenciou e continua vivenciando nos Estados Unidos nos últimos 50 anos.

Esta controvérsia recente sobre a diferença entre latino e hispano, e se podemos utilizar a etiqueta de “latina” com Rosalía, refere-se principalmente ao uso dado ao termo na América Latina e nos Estados Unidos.

Voltamos ao dicionário e sua definição de hispano:

  • 4. adj. Pertencente ou relativo à América hispânica.
  • 5. adj. Diz-se de uma pessoa: que é de origem hispano-americana e vive nos Estados Unidos da América.
  • 6. adj. Pertencente ou relativo aos hispanos dos Estados Unidos da América.

A América Hispânica é o conjunto de países do continente americano onde se fala espanhol como língua oficial. Então, um brasileiro não é hispano-americano, mas sim latino.

Europa Latina

Europa Latina. Foto: https://esacademic.com

Na Europa, o uso das palavras é diferente e por isso dizemos que os países do Mediterrâneo que falam línguas provenientes do latim são países latinos. Ou melhor, Europa Latina. Portanto, para um europeu, os países latinos são Itália, Espanha, Portugal e França. E para quem é mais bem-informado, Romênia e Moldávia também.

Algumas regiões e comunidades de outros estados, Valona (Bélgica), onde se fala francês, italiano (Suíça), além de comunidades importantes de língua italiana em Malta e Eslovênia, também.

Agora, e aqui na Espanha? Um espanhol se auto-denomina latino? Não, isso não acontece porque os espanhóis reconhecem e até com certa alegria que seu idioma é derivado do latim, mas que quem nasce na Espanha é espanhol. Para um espanhol, os latinos são pessoas que nasceram na América Latina. Latinoamérica, como se diz em castelhano.

Então, agora sabendo essas definições, vou apresentar a Rosalía a você: Rosalía é uma cantora, compositora, produtora e atriz que nasceu em San Esteban de Sasroviras, uma cidade da província de Barcelona, em 1993. Barcelona é uma província da Espanha, Espanha é um dos países do continente europeu. (calma, estou detalhando para você entender aonde quero chegar).

Em março de 2019 publicou um single com o cantor Colombiano Ozuna que se chama Con altura.  A música foi considerada uma referência internacional da música hispana da seção Diary of a song do jornal The New York Times e ganhou 2 prêmios no último MTV Video Music Awards: melhor vídeo latino e melhor coreografia na cerimônia do evento.

A polêmica que surgiu em vários meios de comunicação foi:

  1. Será que a Rosalía merece o título de melhor vídeo latino já que ela é europeia?
  2. O que é ser latino?

Fica a pergunta, quero saber a sua opinião. A minha é a seguinte: assim como as sociedades mudam por causa da migração, a identidade das comunidades também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *