Lenda urbana: o mito das estátuas equestres

Sempre ouvi falar disso e, como boa curiosa, um dia decidi pesquisar. O que será que quer dizer a postura dos cavalos nas estátuas?

Então… você sabia que a posição das patas do cavalo indica a forma como a pessoa que está montada morreu?

Quando encontramos uma estátua equestre, ou seja, uma pessoa a cavalo:

  • Se o cavalo tiver 2 patas ao ar, a pessoa morreu em combate.
  • Se o cavalo tiver uma das patas dianteiras no ar, a pessoa morreu por causa das feridas recebidas em combate.
  • Se o cavalo tiver as 4 patas no chão, a pessoa morreu de causas naturais.

Quem sabia de tudo isso? Já tinha ouvido falar? Vai sendo hora de desmistificar uma lenda urbana, meus amigos… sim, tudo isso é lenda.

Vamos ver o que confirma? Já diz o ditado: contra fatos não há argumentos.

Aqui na Espanha temos alguns exemplos.

Felipe III na Plaza Mayor, Madrid

Crédito: Carlos Delgado. Fone: wikipedia.

Segundo essa estátua de bronze, ele teria falecido por causa das feridas em combate.

Na verdade Felipe III faleceu de repente, e acredita-se que foi por causa de alguma doença infecciosa, o que lhe produziu uma febre tremenda e ele acabou falecendo aos 43 anos.

Inclusive Velázquez pintou Felipe III num cavalo na mesma posição. Para quem quiser ver, o quadro é parte do acervo permanente do Museu do Prado.

Pintura de Velásquez que pode ser vista no Museu do Prado, Madrid. Fonte: Slideshare

Felipe IV na Plaza de Oriente, Madrid

Plaza de Oriente, um dos melhores points para ver o pôr do sol na cidade. Fonte: wikipedia

Dizem que é uma das estátuas mais bonitas de Madrid. Esta tem as 2 patas da frente do cavalo levantadas, o que indica que ele faleceu em combate.

O rei Felipe IV era o rei planeta, aquele que era viciado em sexo, que comentamos neste post lembra?

Os registros dizem que ele faleceu por disenteria. Que tristeza, gente! Mas em 1665 se morria disso e inclusive de coisas que hoje são tão simples de curar, como uma dor de dente.

Monumento a Isabel a Católica, Paseo de la Castellana, Madrid

A estátua fica na frente da Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales que pertence à Universidade Politécnica, na Castellana. Fonte: wikimedia

Inaugurada em 1883 e realizada pelo escultor catalão Manuel Oms y Canet, não se trata de uma simples estátua, é um monumento e tem nome: “A apoteose de Isabel Católica marchando para a realização da nossa unidade nacional”.

Na verdade, a rainha Isabel faleceu de câncer em 1504, aos 53 anos, depois de ter reinado por 30 anos. Não se sabe ao certo até hoje se a doença foi no útero ou no reto, pois ela não permitia que os médicos a avaliassem, por pudor.

Carlos III, na Puerta del Sol, Madrid

Mesmo o “Tio Pepe” mudando de lugar, a foto fica linda! Crédito: Barcex

Cavaleiro com postura altiva, cavalo grande e com uma pata levantada: Carlos morreu por causa de uma ferida em combate?

Carlos III ficou conhecido como “el mejor alcalde de Madrid” por ter feito várias obras na cidade e tê-la elevado a um patamar de capital com uma infraestrutura invejável para a época.

O monarca mais tranquilo dos Borbóns faleceu em 1788, aos 72 anos, possivelmente de pneumonia. Justo 1 ano antes da Revolução Francesa. Vai entender os caminhos da vida, né? O pacífico morreu antes da revolução que mudaria o rumo da Europa.

Alfonso XII no estanque do Retiro, Madrid

Mo-nu-men-to! Crédito: drow male: Fonte: wikipedia

Quem nunca se impressionou com o tamanho do monumento? Colunas gigantes, dias com batuques, dias de silêncio sem batuques quando se ouve a água caindo da fonte, turistas tirando fotos daquela estátua altíssima do Alfonso XII com as 4 patas bem firmes no chão, já que ele morreu de causas naturais.

Faleceu em 1885, poucos dias antes de fazer 28 anos, por causa da tuberculose. Sim, este caso é um dos únicos deste post que coincide com a lenda urbana. Então, nem tudo é lenda.

Quando ele morreu quem assumiu como regente foi a Maria Cristina, uma das rainhas descritas neste post aqui, que teve que fazê-lo devido a que o herdeiro natural, Alfonso XIII, não tinha alcançado a idade para assumir a monarquia. Alfonso XIII era o avô do rei Juan Carlos I, que abdicou em 2014.

Simón Bolívar no Parque del Oeste, Madrid

Simón Bolívar com um céu azul por trás. Fonte: wikimedia

Conhecido como O Libertador, foi o grande responsável pela independência dos países da América Latina. Simón era venezuelano, mas faleceu em 1830 na Colômbia, tentando vir para a Europa.

Seu cavalo tem 1 pata no ar, então morreu de alguma ferida em combate… Pois não. Ele faleceu depois de meses e meses sofrendo e não querendo tomar os remédios que os médicos lhe ofereciam. O Libertador teve tuberculose nos pulmões, foi um tísico pulmonar.

A estátua foi posta no Parque del Oeste em 1974.

Marqués del Duero na rotatória de Gregório Marañón

Marqués del Duero “em ação”. Fonte: Luis Garcia, wikimedia.

Cavalo com 1 pata ao ar. Sim, outro que alimenta a lenda urbana.

O Marqués del Duero faleceu por causa de um tiro que recebeu no dia 27 de junho de 1874, durante a Terceira Guerra Carlista, segundo mostra a pintura abaixo. A estátua foi inaugurada em 1885, pouco tempo depois da morte do marquês.

Morte do Marqués del Duero, 1884. Fonte: wikimedia

Poderíamos continuar uma lista dessas graaaandes… Você que sugerir alguma estátua para este post ou para um novo? E por que você gosta dessa estátua?

Conte para nós, a gente adora quando você nos escreve!

2 comentários sobre “Lenda urbana: o mito das estátuas equestres

  1. Estive em Madrid e escutei que com as duas patas pra cima, o cavaleiro morreu na batalha, com as quatro no chão, o cavaleiro ainda estava vivo, com a direita levantada,morreu vítima das feridas da batalha e com a esquerda levantada ,então morreu de causas naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *